PORTO REAL
O vereador Luis Fernando da Silva, o Fernando Beleza (MDB) solicitou ao Poder Executivo a aquisição de um micro-ônibus destinado ao transporte de pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A proposta, aprovada pelo Plenário, foi encaminhada ao prefeito Alexandre Serfiotis, para que seja analisada e providenciada a medida.
Ao justificar a indicação, Fernando Beleza lembrou que atualmente, o transporte dos pacientes que necessitam do Tratamento Fora de Domicílio é feito em vans de pequeno porte, que não oferecem espaço adequado para quem está debilitado, além de impossibilitar a presença de acompanhantes durante os deslocamentos. “A situação é considerada preocupante, já que muitos desses pacientes enfrentam rotinas de tratamentos longos e desgastantes, como quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e outros procedimentos de alta complexidade”, argumentou o parlamentar.
Ele ressaltou que o TFD atende, em sua maioria, pessoas que estão em um dos momentos mais difíceis de suas vidas, passando por tratamentos delicados e desgastantes, como quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e outros procedimentos de alta complexidade. Nesses casos, a presença de um acompanhante é fundamental para oferecer não apenas apoio físico, mas também emocional, garantindo mais dignidade, segurança e acolhimento ao paciente.
O vereador destacou que um micro-ônibus permitirá maior espaço, conforto e acessibilidade, possibilitando que os pacientes viajem acompanhados de familiares, o que traz benefícios não apenas físicos, mas também emocionais. “O TFD atende pessoas que estão em um dos momentos mais difíceis de suas vidas. Nesses casos, a presença de um acompanhante é fundamental para oferecer apoio, acolhimento e segurança. Com o micro-ônibus, vamos garantir mais dignidade e respeito aos nossos pacientes”, afirmou.