Vereador solicita ajuda de deputados para as vítimas da chuva em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

O vereador Sidney Dinho (Patriota) encaminhou na última sexta-feira, 12, uma solicitação de ajuda aos deputados federais Delegado Antônio Furtado (PSL) e Alexandre Serfiotis (PSD). A ajuda, segundo o parlamentar, é visando atender as dezenas de vítimas das chuvas que atingiram Volta Redonda nos últimos dias.

Segundo justificativa do vereador, considerando as fortes chuvas do último dia 7 inúmeros acontecimentos prejudiciais à população aconteceram e, por isso, decidiu solicitar ajuda dos deputados eleitos pela região para que seja verificada a possibilidade de destinação de verbas federais ao município de Volta Redonda para atender às necessidades dessas famílias desalojadas e em situação de riscos, que foram alocadas em abrigos.

VERBA PARA RECUPERAÇÃO

O vereador solicita ainda que a verba a ser destinada pelos deputados federais ao município seja empregada ainda na recuperação da infraestrutura da cidade, que necessitará de muitos reparos, assim como inúmeras áreas que irão precisar da construção de muros de contenção para que danos maiores sejam evitados. “Sabemos que o município de Volta Redonda, com recursos próprios, não tem meios de prover com todas as despesas de tantas obras a serem realizadas para se recuperar, a curto prazo, de tamanhos estragos causados pela ação das chuvas que ainda continuam”, citou o parlamentar.

No último domingo, 14, a Defesa Civil de Volta Redonda informou em nota que a cidade se encontra em estado de emergência e que a qualquer ocorrência de chuva a população deve redobrar a atenção. O alerta é também para que os moradores que vivem próximos a encostas e em áreas que já foram afetadas pelas últimas chuvas, fiquem atentos e já preparados para uma eventual necessidade de sair de suas residências.

Os técnicos da Defesa Civil estão monitorando as informações meteorológicas e emitirão alertas, se necessário. “Ao primeiro sinal de que a chuva esteja aumentando, a orientação é para que saiam das casas em situação de risco, procurem um local seguro, como casa de parentes, ginásios ou igrejas e entrem em contanto com a Defesa Civil pelo telefone 199”.

DEPUTADOS

Em resposta já ao vereador o deputado Alexandre Serfiotis informou que na última semana, dia 9, esteve em reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional com o coronel Alexandre Lucas Alves, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, onde tratou sobre a situação de emergência nos municípios de Barra Mansa e Volta Redonda. “Os prefeitos Rodrigo Drable e Samuca Silva já decretaram Situação de Emergência e agora cada município deve cadastrar no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres os dados relativos às consequências das chuvas na região como número de famílias atingidas, quais necessidades (quites emergenciais de higiene, limpeza e cestas básicas, etc.) e posteriormente cadastrar os projetos de reconstrução para analise técnica da Secretaria”, diz a nota enviada pelo deputado, completando que a Prefeitura de Volta Redonda já informou que está finalizando o cadastro.

Já o deputado federal Antonio Furtado, informou que esteve na última semana com o vereador Dinho, quando foi solicitado a destinação de verba para a cidade. “Entendo que esse pedido é mais do que necessário devido aos estragos provocados pela forte chuva que atingiu a região nos últimos dias. Assumi o compromisso de ser o representante do Sul Fluminense em Brasília e vou fazer o possível para conseguir destinar verbas para a recuperação das áreas mais afetadas com a chuva”, concluiu Furtado.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !