PORTO REAL
Com o objetivo de garantir a saúde da população e a preservação ambiental, o vereador Diego Graciani de Almeida (PL) apresentou, recentemente, a indicação solicitando a Prefeitura de Porto Real realize análises mensais da água das duas minas naturais existentes no município. A proposta conta com a coautoria de outros vereadores e foi encaminhada para análise do prefeito Alexandre Serfiotis.
A medida, segundo Diego, visa prevenir riscos sanitários, detectar possíveis contaminações por agentes biológicos ou químicos e assegurar que a água esteja dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente, como a Portaria GM/MS nº 888/2021, do Ministério da Saúde.
Na justificativa, Graciani destaca que muitas pessoas utilizam essas minas como fonte alternativa de abastecimento e que, por isso, é fundamental que o poder público mantenha o controle rigoroso da qualidade da água fornecida à população. “Trata-se de uma ação que demonstra o compromisso com a saúde pública, com a sustentabilidade e com o uso consciente dos nossos recursos hídricos”, afirmou o vereador.
O parlamentar disse que a análise mensal permitiria ainda maior agilidade na adoção de medidas corretivas em caso de alterações na qualidade da água, além de preservar a confiança da população no uso de fontes naturais.