RESENDE
O vereador Tiago Forastieri (PSC) visitou na tarde de quarta-feira, dia 13, a sede da Defesa Civil do município, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, no Jardim Jalisco. O objetivo foi fiscalizar a estrutura de trabalho do órgão, principal responsável por ações preventivas e de resposta a desastres naturais.
Durante encontro com o diretor Atanagildo Oliveira Alves, e também com os demais componentes da equipe, Forastieri disse ter constatado a falta de condições mínimas para atuação do órgão, em casos de emergência. “Nos deparamos com uma situação muito grave, se considerarmos que Resende é uma cidade com mais de 130 mil habitantes, localizada em uma região com montanhas, rios e cachoeiras’, avaliou o parlamentar.
Forastieri ressaltou, no entanto, que em meio à falta de estrutura, sobressai a grande capacidade técnica e experiência da equipe que atua na Defesa Civil de Resende. O vereador detectou as principais dificuldades que podem vir a ser enfrentadas pela Defesa Civil, em casos de chuva de grande volume. “Além de não possuir rádios de comunicação, também não há barco adequado para resgate, pois houve a compra inapropriada de um barco inflável. Quanto às motoserras, estão quebradas. Outro problema é que o órgão possui dois veículos, modelos Blazer e L200, que se encontram sem condições de uso. A Blazer, por exemplo, está com a caixa de direção estourada, o que é gravíssimo, pois põe em risco a vida dos servidores. Portanto, em caso de transbordamento de rios ou deslizamentos de terra, a Defesa Civil terá muita dificuldade de ação rápida”, salientou Tiago.