RESENDE
O Parque Nacional do Itatiaia poderá volta a ter uma Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) teve aprovada pelo Plenário uma indicação solicitando ao prefeito Diogo Balieiro Diniz a instalação da Estação na parte alta da unidade de conservação, no distrito Engenheiro Passos, em Resende. A propositura foi oficializada ao prefeito.
Segundo Reginaldo, a proposta é que seja feito um estudo de viabilidade para o retorno da Estação Meteorológica Oficial do Inmet, na parte alta do Parque. Ele lembra que os equipamentos foram retirados em novembro de 2022. “A Estação que ficava no Campo Belo, e desde então o Parque Nacional do Itatiaia não dispõe de informações oficiais sobre o clima para informar ao público. O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi a primeira reserva do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira – entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG). O ponto mais frio do Brasil para aqueles que não o conhecem, é uma baixada a mais de 2.400m de altitude localizada dentro do Parque Nacional, onde já tivemos o monitoramento oficial e foram observadas temperaturas extremamente baixas para o padrão Brasileiro, como o menor registro 2015-2019, de -13,3°C em agosto de 2016, fora outras marcas de -10 e -11 registradas. O local é de extrema importância na ciência Brasileira, além de demonstrar o potencial de frio de regiões desconhecidas do Sudeste Brasileiro”, explica o parlamentar.
Reginaldo, que já foi brigadista no Parque e guia do Grupo Voluntários de Busca e Salvamento Anjos da Montanha, destacou que a reativação da Estação Meteorológica no Parque Nacional do Itatiaia é de uma grande importância não só para a região como para o país. Ele destaca que para o funcionamento da Estação também são necessários três antenas repetidoras e um Data Logger, onde o mesmo usa o sinal de internet localizado na portaria da parte alta do Parque, o Posto Marcão, que fica a quase 1,2km do ponto em questão.