Vereador pede melhorias no sistema de captação de água potável em Itatiaia

0

ITATIAIA

Preocupado com a qualidade da água potável que abastece os reservatórios dos imóveis do município, o vereador Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho (MDB), reivindicou ao Poder Executivo que providencie melhorias no sistema de captação e tratamento de água. O parlamentar também elencou a necessidade de ter uma vigilância constante no local de captação. A indicação de N.º 1029/2018 foi aprovada por unanimidade pelo Plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, também do MDB.

Falta de cobertura na calha de captação, vazamentos, infiltrações e ausência de filtro foram um dos problemas listados pelo vereador Jair Porquinho-Divulgação

Durante a apresentação da indicação no Plenário, Jair Porquinho apresentou fotografias mostrando a situação do local de captação e tratamento de água. O vereador explicou que o atual local de captação e tratamento de água no município está apresentando vários problemas de infraestrutura e segurança. “A calha de captação está sem cobertura ao longo do caminho percorrido pela mata. Não há nenhuma proteção e ainda o local possui vazamento/infiltração devido ao desgaste pelo tempo, correndo risco de entupimento por deslizamento de terra, quedas de árvores ou acidentes com animais. Também não tem um filtro adequado na primeira captação junto ao rio e vários vazamentos ao longo da tubulação de distribuição. Desta forma, é imprescindível que o Executivo busque meios, para fazer as reformas e melhorias necessárias no sistema de captação e tratamento de água de Itatiaia”, justifica o parlamentar.

Além dos problemas de infraestrutura, o vereador observa a necessidade da implantação de um sistema de vigilância constante no local, pois a água não é somente questão de saúde, mas também de segurança. “O saneamento básico, além de um direito, é uma questão de saúde pública, pois a ausência de tratamento adequado importa na incidência de inúmeras doenças. A consequência direta e imediata é a dependência de tratamento na rede de saúde pública. Portanto, a medida ora sugerida importará em melhoria das condições de vida dos munícipes, além de reduzir a necessidade de se buscar a medicina curativa”, destacou Jair Porquinho.

LIMPEZA DO CANAL DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA

Na semana passada, alguns bairros de Itatiaia tiveram o abastecimento de água comprometido. A redução do volume de água no canal de captação do bairro Benfica, após a forte cabeça d’água que atingiu o local na última quinta-feira. Servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos conseguiram fazer a desobstrução do local.

O canal havia sido entupido com ganhos, trocos  e  terra, impedindo a distribuição de água para os bairros da área Central da Cidade, como Campo Alegre, Nova Conquista, Vila Pinheiro, Benfica, Jardim Itatiaia, Country Clube, Jardim Lugano, Centro, Vila Esperança, Vila Martins, Bela Vista, Vila Magnólia, Vila Maia, Vila Odete, Jardim Paineiras, Vila Paraíso, Vila Niterói, Casal Garcia e Jararaca. A falta de água só não atingiu os bairros Vila Flórida, Penedo e Maromba e Maringá.

Conforme explica o responsável pelo setor de Água e Esgoto, Adilson Corrêa Lima, para que a população não ficasse prejudicada com a falta de água a equipe iniciou o serviço ainda na sexta-feira. “Seguimos para o local   e com a redução do volume de água, conseguimos fazer a limpeza da adutora que estava obstruída com galhos, troncos  e muita terra  que foram levados pela água”, disse.

error: Conteúdo protegido !