Vereador pede local adequado para descarte de lixo eletrônico em Itatiaia

0

ITATIAIA

Com a intenção de minimizar os impactos do descarte inadequado do lixo eletrônico no município, o vereador João Márcio Albino da Silva (PRB) apresentou, no Plenário, indicação solicitando ao Poder Executivo que providencie um local para depósito deste tipo de material. A propositura do parlamentar foi aprovada e encaminhada para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB).

Ao justificar a indicação, João Márcio lembrou o descarte incorreto do lixo eletrônico pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente. “Com o avanço tecnológico e a inovação, cresceu de forma significativa a quantidade de lixo eletrônico, pois os aparelhos eletrônicos são trocados pelas pessoas em um curto período de utilização. Por conta disto, o tema reciclagem de lixo eletrônico que antigamente não era tão discutido, passa a ser de imensa importância por conta dos danos ao meio ambiente que esse lixo produz. Por outro lado, o tema ainda não é tratado com tanta importância no Brasil mesmo apesar de todos os danos que o descarte incorreto deste lixo representa ao meio ambiente”, argumenta o vereador, que após sugestão de ideias da população pediu que a Prefeitura crie um local para o descarte do lixo eletrônico. “Após notar o crescimento de lixo eletrônico em nossa cidade, por diversas vezes também já me deparei com situações onde o lixo eletrônico do município é depositado a frente das casas juntamente com o lixo doméstico, esta indicação seria importante para que houvesse destinação deste lixo, e o mesmo fosse encaminhado para um local apropriado, para ser reaproveitado ou reciclado”, disse.

O vereador também ressaltou os danos causados pelo descarte incorreto de lixo eletrônico. “Esses tipos de lixos possuem muitas substâncias tóxicas e não podem ser descartados em aterros sanitários, pois estes não possuem uma infraestrutura adequada para lidar com os resíduos que o lixo eletrônico produz. Substâncias essas que contaminam o solo e as águas subterrâneas”, alertou João Márcio.

Deixe um Comentário