Vereador pede implantação de câmeras nos uniformes da PM e Guarda Municipal em Resende

0

RESENDE

Agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal poderão utilizar câmeras acopladas no fardamento. O Plenário aprovou recentemente duas indicações do vereador Luís Henrique Sene de Brito Guimarães, Hick Sene

(DEM), para que todos os policiais militares e guardas municipais que atuam no município passem a utilizar as câmeras corporais em serviço.

O vereador Hick Sene explicou que a medida aumenta a transparência e a fiscalização das ações dos agentes de segurança, beneficiando os servidores públicos e a população em geral. “Além de proteger esses servidores públicos de falsas acusações, a instalação das câmeras nos uniformes evita que eles se comportem de forma inadequada e também o uso da força de uma forma geral”, argumentou o parlamentar.

Ao justificar as proposituras, Hick Sene, destacou que o recurso já está sendo utilizado pela Polícia Militar dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rondônia. O estado do Rio de Janeiro se prepara para aderir à tecnologia, mas ainda não tem data definida para tal. “No que diz respeito à Guarda Municipal, a tecnologia está sendo testada pela Prefeitura de Curitiba”, salientou o vereador.

REDUÇÃO

O vereador Hick Sene ainda lembrou que um estudo realizado por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com base na experiência da Polícia Militar de Santa Catarina identificou uma redução de cerca de 60% no uso da força pelos agentes de segurança. O levantamento concluiu, ainda, que a medida aumentou a eficiência de registros e do encaminhamento de casos. “As experiências com o sistema tiveram resultados extremamente positivos, com grande melhora na relação da polícia com a sociedade, indicando que ele tem tudo para ser um sucesso também quando utilizado nas guardas municipais. Acreditamos que Resende só terá a ganhar com a implantação dessa tecnologia por aqui”, avalia o vereador.