RESENDE
Parentes próximos de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) podem passar a contar com mais apoio do Poder Público.
O Plenário do Legislativo aprovou indicação de autoria do vereador Tiago Forastieri (PP) para que a Secretaria de Assistência Social desenvolva um plano de apoio para os parentes próximos de infectados pelo novo coronavírus no município.
“Durante esta pandemia, muitos pais e mães de família que contraírem a Covid-19 podem apresentar um quadro mais grave da doença, necessitando de internação. Com isso, muitas crianças e dependentes tendem a ficar desamparados”, argumenta o vereador Tiago. Para que a prefeitura seja capaz de fornecer o suporte adequado a essas famílias, na visão do vereador, é preciso que a pasta da Assistência Social tenha um plano de apoio sob medida para esse tipo e situação. “Muitas famílias estão tendo que lidar com a possibilidade repentina da perda de um ente querido e tudo o que ela representa. É importante oferecer algum apoio a essas pessoas”, justifica o parlamentar.
INFORMAÇÕES VIRTUAL DE PACIENTES
Também foi aprovada nos últimos dias uma indicação do vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (PODEMOS) para que os hospitais públicos forneçam informações sobre pacientes com Covid-19 que estejam internados de forma virtual.
O parlamentar sugere a criação de um sistema nas enfermarias dos hospitais dedicado a manter contato com os familiares desses pacientes.
“Temos conhecimento de que parentes de pacientes internados têm sofrido muito com a falta de informação sobre o estado de saúde deles – problema que tem relação direta com os altos riscos de contágio da Covid-19. Em função disso, estamos propondo à Prefeitura que abra um canal virtual de comunicação com as famílias”, comenta Reginaldo, acrescentando que a medida pode ser implantada com facilidade pela Prefeitura e iria minimizar a ansiedade e a tristeza enfrentadas pelos familiares dos doentes.