Vereador entrou com requerimentos solicitando informações sobre demandas reprimidas

0

VOLTA REDONDA

O Vereador Granato deu entrada nesta segunda-feira, 01, na Câmara Municipal, em um requerimento com pedido de informações ao chefe do Executivo sobre cirurgias eletivas, consultas e exames. O requerimento foi realizado com base nos questionamentos e reclamações de internautas enviados no último dia 27, quando o vereador fez uma live em sua página no Facebook com o tema Saúde.
Granato já vinha alertando que a decisão da Prefeitura de suspender, desde março, vários procedimentos na saúde devido a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), iria causar grandes transtornos à população que já aguardava há vários meses, ou em alguns casos até anos, por cirurgias eletivas ou exames de alto custo
No dia 16 daquele mês, a comunicação do Executivo enviou nota à imprensa informando: “Outra decisão tomada pelo governo municipal é a suspensão de todos os procedimentos cirúrgicos eletivos nos hospitais públicos, com exceção das cirurgias oncológicas e cardiovasculares, por tempo indeterminado. Os hospitais só realizarão procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência. O prefeito Samuca Silva também assinou um decreto recomendando a mesma medida aos hospitais particulares da cidade.
“Assim que soube que consultas, cirurgias e exames estavam sendo suspensos fiquei bastante preocupado, pois sei que a fila para alguns procedimentos é longa e a tendência é que, com essa paralisação no atendimento, ela não só aumente consideravelmente, mas também coloque em risco a saúde das pessoas. Durante a transmissão da live, recebi relatos de pessoas que tem familiar aguardando há mais de cinco anos por cirurgia. As pessoas se viram desassistidas e o governo se esqueceu que é preciso enfrentar o Covid-19 sim, com responsabilidade e planejamento, mas sem deixar de cuidar de outras doenças”, lamenta Granato.
No requerimento, o vereador questiona: quando o Hospital Santa Margarida será inaugurado?; quantas pessoas aguardam na fila atualmente por cirurgias eletivas de cirurgia geral, urologia, ortopedia e catarata?; qual a demanda reprimida de consultas para gastroenterologia, oftalmologia, ortopedia, neuropediatria, angiologia, cardiologia, urologia e reumatologia?; qual a previsão de retomada dessas consultas e qual o projeto da prefeitura para agilizar tais atendimentos? E quantas pessoas aguardam por exames de colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, tomografia e retinoplastia?.
“Espero que o executivo responda aos questionamentos, que não são meus, são de todos aqueles que aguardam por cirurgias, que tinham consultas e exames agendados e agora não sabe quando poderão ser atendidos. Tem idoso aguardando há anos por cirurgia de catarata e está com sua visão comprometida, sendo que o prefeito já havia anunciado um mutirão para realizar estas cirurgias em dezembro do ano passado, mas não realizou. Temos que cuidar da vida. Não importa qual a doença”, analisa o vereador, que nesta quarta-feira, 03, voltará a falar sobre saúde em sua live e avalia que os atendimentos devem ser retomados com urgência, de forma planejada a fim de evitar a proliferação do coronavírus.

Deixe um Comentário