VOLTA REDONDA
Por solicitação do vereador Edson Quinto (PL), a Câmara de Vereadores de Volta Redonda estará realizando, nesta quarta-feira, 9, a partir das 18h30min, uma Audiência Pública, para tratar sobre as câmeras de monitoramento já instaladas no município e das outras que ainda serão instaladas.
O projeto gerou muitas dúvidas e devem ser explicadas pelos responsáveis na audiência. É por isso que, segundo Edson Quinto, toda a população está sendo convocada para o evento. Disse ainda o vereador que, como a população, ele quer saber se essas câmeras multam, quantas estão sendo instaladas, se estão abertas à população através de algum aplicativo. “Nas escolas sabemos que, em 67 delas, já foram instalados o sistema de monitoramento”, disse o vereador ao A VOZ DA CIDADE.
CIDADE MONITORADA
Vale ressaltar que, em março deste ano, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Empresa de Processamento de Dados (EPD), a prefeitura, dentro do projeto “Cidade Monitorada”, passou a disponibilizar imagens do trânsito para a população. Com isso, qualquer morador pode acessar, através de celulares e computadores, as imagens obtidas por meio das câmeras de monitoramento da prefeitura.
Na ocasião do lançamento, o secretário Municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou que imagens de até 100 câmeras estariam disponíveis e que o serviço funcionaria todos os dias, das 6 às 20 horas. Disse ainda que, interessados poderiam ter acesso e fazer o cadastro de login pelo link: http://appordempublica.voltaredonda.rj.gov.br/tixxi/freeview/.
OBJETIVO
Segundo o secretário Municipal de Ordem Pública, o objetivo é facilitar a mobilidade urbana e ajudar a população a se programar na hora de sair de casa. Disse ainda que este serviço foi disponibilizado. Diz contar com o apoio da população que, através do 156 da Central de Atendimento Único (CAU), possa nos dar sugestões de como melhorá-lo. Com a audiência de hoje na Câmara de Vereadores, dúvidas poderão ser tiradas.
O Antonio Francisco Neto também falou sobre o projeto. Disse que Volta Redonda está recebendo uma série de obras que vão mudar completamente o trânsito na cidade e que o acesso às câmeras visa oferecer maior qualidade de vida às pessoas, já que os moradores poderão se programar para poder ganhar mais tempo no seu deslocar para o trabalho, para os estudos ou até mesmo para o lazer. Relatou o prefeito que quer tornar Volta Redonda uma cidade referência e a tecnologia é mais uma ferramenta para garantir este avanço.
CIDADE MONITORADA
O projeto “Cidade Monitorada” conta também com câmeras fixas e OCR, que faz leitura de placas, registrando o cotidiano das ruas, praças e acessos de Volta Redonda. Essas imagens também alimentam o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e as bases integradas de segurança, no bairro Vila Santa Cecília, Retiro, Aterrado, além as dos bairros Sessenta, Vila Rica, Jardim Belvedere, Rio das Flores e Roma. Atualmente, são cerca de 700 câmeras de monitoramento.
Atualmente, são cerca de 700 câmeras em monitoramento. Além da Semop e Guarda Municipal (GMVR), tem acesso às imagens o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), as polícias Civil, Militar e Federal, além da Operação ‘Segurança Presente’ e a 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).