Vereador diz que Olimpíada da Terceira Idade vai incentivar prática esportiva entre os idosos de Volta Redonda

0

Sancionada no ano passado, a proposição para a realização da Olimpíada da Terceira Idade visa fomentar a atividade física e a inserção social dos idosos de Volta Redonda. De autoria do vereador Rodrigo Furtado (PTC), a iniciativa ainda contempla a realização da Paraolimpíada da Terceira Idade, voltada, sobretudo, à valorização e inclusão de pessoas com necessidades especiais nas práticas esportivas.

O autor da proposição disse que está muito feliz com a a primeira competição que vai acontecer ainda este ano, no mês de setembro. A informação foi dada ao parlamentar pela secretária Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, a Paulinha. Entre as mobilidades que farão parte da competição estão o futebol, voleibol, basquetebol, tênis, xadrez e atletismo, entre outros, desde que sejam de baixo risco para a saúde dos idosos.

Para o autor do projeto, a prática de exercício físico na terceira idade não é só essencial para melhorar a força física e mobilidade do idoso, mas se configura, também, como um bem necessário para que a convivência social seja mantida. De acordo com ele, participar de atividades esportivas é um fator essencial para viver com qualidade. Por isso, é necessário que, mesmo sendo idosa, a pessoa não perca o sentimento de pertencimento e sua independência. Destacou que o esporte é uma excelente ferramenta para que este objetivo seja alcançado.

De acordo com Furtado, interessados em participar da Olimpíada da Terceira Idade deverão ter idade igual ou superior a 60 anos e obrigatoriamente precisarão apresentar atestado médico de aptidão física.

O parlamentar disse que se sente muito feliz de ser o autor desta lei e de contar com o apoio do Executivo, em especial da Secretária de Esporte, que sempre valorizou esta iniciativa. “Nossa intenção é incentivar a prática esportiva por parte dos idosos, melhorando a qualidade de vida. Desejo que eles percebam a importância que têm na sociedade e o quanto são importantes para as futuras gerações “, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário