Vereador defende a implantação de programa de castração no Centro de Controle de Zoonoses, em Itatiaia

0

ITATIAIA

O vereador Leonardo Seixas de Carvalho (PP) defendeu, no Plenário do Legislativo, a implantação de um programa de castração de animais de pequeno porte, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no município. A indicação do vereador Leonardo foi encaminhada para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB).

Além do programa de castração de animais de pequeno porte, entre eles cães e gatos, com agendamento prévio, o vereador Leonardo ainda sugere ao Poder Executivo que seja feito um convênio com canil para recolhimento dos animais abandonados nas ruas. Ao justificar a indicação, o parlamentar, destaca que em todos os bairros do município existem animais abandonados nas ruas, sendo que a maior parte destes não consegue um lar, ficam pelas ruas, procriando indesejavelmente, com sede, fome, doentes, correndo risco de atropelamento e sofrer agressão. “O abandono de animais além de ser um problema social, também é uma questão de saúde pública, pois inúmeros deles vagam pelas ruas sem vacinação, podendo contrair doenças e consequentemente transmiti-las aos humanos”, argumenta Leonardo, acrescentando que também é necessário restabelecer um convênio com um canil. “Tal convênio serviria para que a instituição possa recolher os animais abandonados nas ruas, para serem cuidados e encaminhados à adoção”, disse.

Leonardo ressalta que a castração é um dos recursos mais importantes no combate á reprodução descontrolada de animais, uma vez que a capacidade de reprodução de cães e gatos é grande. “Além de contribuir para o controle da população de animais, a castração colabora com a redução do número de cães e gatos abandonados e reduz a incidência da raiva e de outras doenças, além de trazer vários benefícios aos animais”, destaca o vereador, salientando a a importância do agendamento prévio junto ao Centro de Controle de Zoonoses. “O agendamento seria para que a população possa se cadastrar no Programa, com isso terão um maior controle e organização com o atendimento”, completa.

Deixe um Comentário