Vereador de Volta Redonda acompanha fiscalização do Inea no pátio de escória da CSN

0

O vereador Rodrigo Furtado (PTC), de Volta Redonda, acompanhou recentemente a fiscalização promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no pátio de armazenagem de escória oriunda da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e gerido pela Harsco Metals. O espaço fica localizado nas imediações do bairro Brasilândia, em Volta Redonda. O Legislativo se encontra em recesso e o período, segundo o parlamentar, será aproveitado para intensificar as ações e coleta de informações.

Rodrigo é presidente da Comissão Especial, criada pela Câmara Municipal, com o intuito de apurar as possíveis irregularidades e amparar, na qualidade de amicus curiae (amigo da corte), o trabalho desenvolvido pelo órgãos fiscalizadores.

A diligência do Inea integra o trabalho de verificação do cumprimento da liminar, que prevê diversas determinações a serem cumpridas pelas empresas envolvidas, entre elas a análise periódica do material armazenado e a remoção do excedente de escória, reduzindo as pilhas a quatro metros de altura. Estima-se que, após a decisão, estejam sendo retirados a cerca de 40 mil toneladas de material por mês, transportados através de caminhões.

Os técnicos do órgão, durante a visita coletaram amostragens das pilhas durante mais de três horas. O material será submetido a testes nos próximos dias, com o objetivo de analisar sua caracterização e se há risco de impacto ambiental.

O parlamentar afirmou que promoverá visitas periódicas a campo para acompanhar a evolução do cumprimento das estipulações do Ministério Público. “Estamos cumprindo nosso papel e apurando as informações necessárias. É isso que a população espera. Precisamos dar uma resposta e colaborar para que as determinações sejam devidamente cumpridas. Até o momento, as empresas estão colaborando no processo de cessão de dados”, frisou. Ainda segundo o parlamentar, o objetivo é resolver a situação e readequar os pontos irregulares, reduzindo as possibilidades de impactos ambientais.

 

 

Deixe um Comentário