PINHEIRAL
Os problemas enfrentados pela população de Pinheiral no serviço de transporte intermunicipal para Volta Redonda não são novidades e já foram citados em diversas ocasiões seja por moradores ou por autoridades. O vereador José Augusto dos Santos Cardoso, o Gugu, se reuniu nessa semana, no dia 24, com representantes do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro).
O vereador apontou que expôs as dificuldades dos moradores que se arrastam por anos na cidade devido a má prestação do serviço de transporte, principalmente a linha Pinheiral x Volta Redonda. “São diversos exemplos, como superlotação, atraso nos horários, redução de horários de pico das linhas, sucateamento da frota de ônibus, falta de ar condicionado, e principalmente o valor das tarifas, que considerado abusivo por se tratar de cidades limítrofes com 11km de um centro ao outro”, explicou o vereador Cardoso Gugu, informando que a reunião aconteceu entre ele e o diretor técnico Operacional do Detro, Major Heitor Sodré.
Além do Detro se comprometer em analisar a questão da passagem intermunicipal, que atualmente custa R$ 5,35, pediram para o vereador também fazer um levantamento dos demais preços e trajetos em quilômetros das cidades da região. “De Pinheiral a Volta Redonda é muito mais caro do que Volta Redonda e Barra Mansa. E não estou pedindo a redução total da tarifa. Por exemplo, se a pessoa for de Pinheiral até a Ponte Alta pagaria o preço total, mas se parar na Vila ou Amaral Peixoto, por exemplo, pagaria o valor modal de cidades limítrofes. Quero ressaltar que essa abertura no Governo do Estado era muito difícil no passado e estou muito confiante que vamos conseguir vencer essa batalha que há anos se arrasta na cidade”, destacou Gugu, frisando que sobre as demais reivindicações o Detro fará uma visita na cidade para averiguar.