Vereador de Barra Mansa promove ação em bairro para evitar propagação de incêndio em área de mata

0

BARRA MANSA

Com a chegada de uma época seca do ano, um cenário ideal para a ocorrência de incêndios se apresenta.  Por isso, de forma preventiva, o vereador Casé tomou a iniciativa para a elaboração de um aceiro, uma faixa de terra que separa duas áreas, para evitar que o fogo na vegetação, no bairro Vila Ursulino, se propague. O aceiro feito tem mais de três mil metros.

A recomendação é que os aceiros sejam feitos no início do período da estiagem, quando a vegetação começa a secar. As faixas devem medir entre dois e quatro metros de largura. De acordo com o parlamentar, esse processo de aceiração foi realizado com a intenção de prevenir e preservar a sustentabilidade ecológica da área de mata do bairro. Ele pontuou ainda que essa foi uma iniciativa pessoal, não atrelada com a prefeitura.

Casé explicou ainda que foi investido R$ 4,8 mil para a realização do projeto. Ele destacou que desde 2018, enquanto  presidente da Associação de Moradores do bairro,  vem tentando realizar o aceiro e agora, com o apoio de um primo que o ajudou no investimento, conseguiu a parceria para a realização do projeto. “Fui criado no bairro Vila Ursulino, conheço essa mata desde pequeno e sempre vi o local pegando fogo. Agora conseguimos o dinheiro e com esforços próprios fizemos isso com quatro funcionários, que trabalharam por 12 dias”, finalizou.