O mês de novembro é marcado nacionalmente na área da saúde pública como o mês de conscientização sobre o combate ao câncer de próstata. Em Volta Redonda, visando atrair os homens para fazer o exame, o vereador Carlinhos Santana (Solidariedade) criou o Projeto de Lei criando uma campanha unindo o Poder Público e a iniciativa privada.
A lei de Santana cria o Dia D de combate ao câncer de próstata que será feito todo segundo sábado do mês de novembro. Além disso, segundo justificativa do parlamentar, a lei prevê um resultado mais rápido nos exames de PSA alterados entre outros assuntos. Nas últimas horas, Santana usou suas redes sociais para divulgar que a lei, já foi aprovada em primeira votação.
Segundo Carlinhos Santana, é preciso que os homens acabem com o preconceito e façam o exame para evitar maiores problemas. Lembrou quem quando mais cedo descobre a doença, caso o homem tenha, mais fácil é o tratamento e a cura. “A campanha visa buscar ampliar a conscientização e criar horários mais flexíveis, para que um número maior de homens possam realizar o exame. “É importante também que seja abolido o preconceito em fazer o exame, porque é um exame que pode salvar a vida de nós homens e a doença esta ai causando mortes por falta de informação ou por vergonha de fazer o simples exame”, narrou o autor do PL, ressaltando que o projeto de lei recebeu o nome de Volta Redonda Azul. “Espero agora que o projeto seja aprovado, em breve, em segunda votação para em seguida ser sancionada”, concluiu o parlamentar.