Vereador cobra acessibilidade na divulgação de dados de Covid-19 em Resende

0

RESENDE

O vereador Tiago Forastieri (PP) alertou a prefeitura para que o boletim virtual criado para divulgar os números de casos do novo coronavírus (Covid-19) no município precisa ser adaptado. Por meio de uma indicação verbal que foi aprovada de forma unânime pela Câmara de Vereadores, o parlamentar propôs estudos de viabilidade para que o boletim também esteja em Braile para que as pessoas com deficiência visual possa ler o informativo.

“O boletim consiste em uma imagem contendo a quantidade de casos registrados, mortos, curados, etc, que é divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Resende. É um formato muito informativo e que facilita assimilação rápida das informações pelo público em geral, mas impede que as pessoas com deficiência visual tenham acesso a esses dados por conta própria, ou seja, exclui essa parcela da população”, explica o vereador Tiago.

Foratieri lembra que os deficientes visuais utilizam aplicativos ou sistemas disponíveis no celular ou computador que transformam textos em áudio para acessar as redes sociais, e que as imagens precisam acompanhar uma descrição para que esse público tenha acesso ao seu conteúdo. “Para que a mensagem alcance a todos, é preciso que os boletins passem a incluir uma descrição dos dados mostrados na imagem. É uma medida muito simples, sem custo e indispensável para garantir a acessibilidade dessas publicações”, ressalta o vereador.

Deixe um Comentário