PORTO REAL
vereador Anderson Martins Florentino, o Dr. Andrinho (Solidariedade) sugeriu ao Poder Executivo a implementação de um sistema de atendimento prioritário para idosos nas repartições públicas, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A proposta, aprovada pelo Plenário, inclui prioridade real, com reorganização do fluxo de atendimentos e agendamentos em horários definidos. A indicação foi oficializada para o prefeito Alexandre Serfiotis.
Segundo o vereador, o objetivo é assegurar um atendimento mais digno, humanizado e eficiente para a população idosa, que atualmente enfrenta longas horas de espera nas unidades municipais, sendo atendida estritamente por ordem de chegada. “Essa situação agrava condições de saúde e causa desconforto físico e emocional”, justificou.
Dr. Andrinho destaca que o atendimento prioritário é garantido pela Constituição Federal, que determina o dever do Estado de amparar idosos, e pelo Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003), que assegura prioridade em serviços públicos e privados para pessoas com 60 anos ou mais.
Entre as sugestões apresentadas estão horários exclusivos para atendimento aos idosos, além de protocolos de triagem capazes de identificar casos mais frágeis, garantindo agilidade e acolhimento nas UBSs. “A iniciativa promove justiça social, respeito e qualidade no serviço público”, complementa o parlamentar.