BARRA MANSA
O Halloween ou Dia das Bruxas vem ganhando popularidade no Brasil a cada ano. Festejado no dia 31 de outubro, comprovadamente gera um aumento na procura por doces, brinquedos, itens de decoração e fantasias. No comércio brasileiro, as vendas no mês de outubro chegam a aumentar 40% em alguns segmentos graças a essa data festiva.
Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), mostrou que o Halloween já está incorporado no calendário do varejo e alcançou todas as classes sociais. Somado ao Dia das Crianças, as duas datas alavancam as vendas do mês de outubro.
De acordo com o gerente de uma loja especializadas em festas, Milton Cesar Soares, as vendas são intensificadas nesses últimos dias. “Estamos vendendo bem, há cerca de um mês, mas nesses últimos dias sempre tem um aumento no volume de vendas. São alunos de cursos de inglês, festas particulares, empresas e até mesmo de mêsversários”, cita, informando que os itens mais procurados são os doces, chapéus, artigos de decoração.
Milton ainda destaca que o movimento vem crescendo ao longo dos anos. “É uma festa que tem caído na popularidade do brasileiro, mas já registramos uma movimentação mais forte há cerca de dois anos. É uma data que temos apostado, vem numa crescente”.
A universitária Anamara Soares estava comprando doces e decoração. “Teremos uma festa no curso de inglês neste sábado, dia 26, cada um vai levar um item, estamos empolgados e estamos pensando em fazer uma festa casa com o tema”, cita.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Gleidson Gomes, fala que o Halloween vem, a cada ano, ganhando mais força no Brasil, se tornando mais uma data relevante para o comércio. “Com o aumento do número de eventos temáticos, como festas em escolas, cursos de idiomas e até reuniões familiares, vemos uma oportunidade valiosa de atrair consumidores para as ruas e movimentar diferentes setores do comércio”, avalia.
O empresário destaca que os itens mais procurados são fantasias, adereços, maquiagens e acessórios que permitem que as pessoas entrem no espírito da festa de maneira criativa. Também há um grande apelo para produtos gastronômicos temáticos, como doces, cupcakes e pratos decorados para a ocasião. “Vale destacar que toda data comemorativa traz consigo a chance de fortalecer o comércio local e o setor de serviços. Estamos observando diversos estabelecimentos aderindo ao tema para oferecer experiências diferenciadas, o que acaba gerando um giro econômico mais amplo e benéfico para a cidade. Eventos como esse são importantes para o comércio, pois estimulam a criatividade dos lojistas e atraem consumidores para diferentes nichos, desde o vestuário até o setor de alimentos”, conclui, citando a expectativa para que a data seja mais um marco positivo para o comércio de Barra Mansa, movimentando tanto as vendas como o interesse da população em participar da celebração.