BARRA MANSA
As vendas no comércio varejista no Estado do Rio de Janeiro cresceram 0,5% na passagem de julho para agosto, registrando alta acima da média nacional, que ficou em -0,2%, e de estados como São Paulo (-0,3%). Na comparação com agosto de 2022, o crescimento foi de 5,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, algumas atividades se destacam pelo crescimento como os ramos de hiper, supermercados, produtos alimentícios e bebidas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do estado, Vinicius Farah, acredita que os resultados do setor nos próximos meses serão ainda mais positivos. “Temos pela frente a Black Friday e as compras para o Natal e Ano Novo, quando as vendas nas lojas físicas, principalmente, se acentuam, gerando a possibilidade de maior número de trabalhos temporários e contratações”, explica o secretário Farah.
Para o governador Cláudio Castro, o bom desempenho do comércio varejista no Rio de Janeiro sinaliza o fortalecimento da economia do estado. “O setor tem impacto direto e significativo no mercado de trabalho, sendo responsável pela criação de milhares de empregos, e também gera uma importante contribuição tributária”, comenta.
Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL), no município, um dos elementos que pode ter influenciado esse crescimento é o fator férias e inclusive o turismo, como diz o presidente, Gleidson Gomes. “Cada vez mais temos comprovado que o varejo tem sido um dos motores do desenvolvimento do Rio de Janeiro, impulsionando a economia e, principalmente, gerando empregos e renda para a população dos municípios. O que nós, comerciantes de Barra Mansa, conseguimos perceber é que quando a cidade ou a nossa região promove eventos, quando o turismo e as festividades acontecem – e esse ano elas voltaram a crescer comparadas ao ano passado – consequentemente o consumo aquece. Vemos o movimento maior do consumidor em busca de produtos, sejam eles vestuário, calçados, acessórios, eletrônicos, eletrodomésticos e outros que fomentam as vendas nessas ocasiões”, acredita.
Outro destaque, segundo a entidade, foram as ações promocionais que atraem o consumidor e favorecem tanto o melhor fluxo de pessoas nas ruas quanto as vendas. “As liquidações são um atrativo para o consumidor e foram épocas em que elas aconteceram que pudemos perceber nos números o crescimento em vendas. Daí a importância da CDL Barra Mansa acreditar e continuar ativa em promover, com união dos lojistas de nossa cidade, cada vez mais, ações que movimentem as vendas como o Sabadão Estendido, Domingo de Compras, Campanhas de datas comemorativas com ações nas praças, e eventos como concurso fitness etapa estadual, shows e municipais e Flumisul”.