Vassouras vai sediar o III Festival de Cultura Cervejeira

0

VASSOURAS

Nos últimos anos a Cerveja Artesanal passou a fazer parte direta e indiretamente da dinâmica do turismo no Estado do RJ e em outros lugares do país, seja por meio de tours cervejeiros ou por meio de festivais e eventos temáticos. Vassouras aproveitou estrategicamente esse movimento e também criou um festival temático de cerveja artesanal que se consagrou rápido com duas edições que foram sucesso de público e de crítica em 2018 e 2019.
Agora definitivamente inserido no calendário turístico cultural do Vale do Café, o Festival de Cultura Cervejeira de Vassouras (CerVas) vai realizar a sua terceira edição nos dias 13, 14 e 15 de março de 2020 integrando produtores da região e de outros lugares num espaço para degustação, promoção e troca de conhecimentos. O evento tem como objetivos promover a Cerveja Artesanal como incremento do turismo e do desenvolvimento econômico local e diversificar o calendário turístico-cultural de Vassouras e do Vale do Café. O evento vai ocorrer na Antiga Estação Ferroviária de Vassouras. É aberto ao público e totalmente gratuito.
Esse ano o CerVas traz algumas novidades. Uma programação artística mais diversificada e com nomes conhecidos nacionalmente, um programa de visitação com blogueiros, sommeliéres, chefs, mestres cervejeiros e influenciadores digitais e a realização de um concurso que vai escolher as melhores cervejas do festival pela avaliação de especialistas. Como nos anos anteriores haverá programação didática com a realização de palestras, oficinas e olimpíadas cervejeiras. Para complementar as novidades o evento construiu parceria com um projeto social local denominado “Aquarela de Sonhos” que vai ajudar a promover uma campanha de conscientização sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e sobre a importância de não dirigir após ingerir bebida alcoólica.
O evento é promovido pela Prefeitura de Vassouras por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O prefeito Severino Dias tem sido um grande apoiador da realização de eventos na cidade, tendo ampliado o número de festas, festivais, encontros e outras realizações de diversas matizes e segmentos culturais e turísticos. “Apostamos na realização de mais eventos para dinamizar e incrementar o turismo e como forma de oferecer mais opções de lazer para a comunidade. Desde os eventos de cultura popular, às festividades nos bairros, aos eventos indutores do turismo e tudo o que pudesse movimentar o comércio e a economia local. Constatamos na prática os bons resultados disso e vamos continuar insistindo”, falou o prefeito.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, a cerveja artesanal é um caso de sucesso assim como tem sido a cachaça na relação produtiva com o turismo. Ele salienta a importância de integrar os produtos locais e regionais à dinâmica do turismo. “O CerVas tem sido importante para movimentar a cena turística local assim como foi a feira da cachaça e como foi o café, cachaça e chorinho. Acreditamos que esse é o caminho. Já estamos trabalhando em outro evento temático importante que é um relacionado ao café. Vamos trazer pra cá o Festival do Café, com a reunião de diversos produtores de cafés especiais. Assim teremos sempre uma possibilidade a mais do turista se encantar com nossa cidade e nossa região. Por isso a importância dos eventos temáticos“, falou Wanderson.
O evento conta com o apoio da Universidade de Vassouras, da Associação Comercial de Vassouras (ACIAV), do Hotel Gramado da Serra, da Fazenda Ribeirão Hotel de Lazer, do Restaurante Varandas, da Pousada Mansão Residence & Club, da Viação Pedro Antônio, do grupo Cafeicultura, e da produtora Bebel Produções e Eventos.

 

Deixe um Comentário