VASSOURAS
Após duas décadas, Vassouras voltará a sediar o Congresso Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (SOMERJ). O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 27, pela prefeita do município, por meio das redes sociais, marcando o retorno do evento que, em sua última edição na cidade, ocorreu em 2005.
O XIV Congresso Médico da Região Centro-Sul Fluminense acontecerá entre os dias 28 e 30 de agosto, no Centro de Convenções de Vassouras. A programação inclui cursos pré-congresso, palestras científicas, simpósios satélites e apresentação de trabalhos acadêmicos, reunindo médicos, estudantes de medicina e representantes de instituições ligadas à área da saúde.
O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Vassouras e a Universidade de Vassouras. O anúncio contou com a presença do vice-prefeito, do presidente da Associação Médica de Vassouras e membro do corpo clínico universitário e da Secretaria de Saúde, Dr. Gerson Cavalcanti de Macedo, e da assessora executiva da SOMERJ, Simone Ceia, responsável por apresentar a grade científica e os objetivos do congresso. Simone destacou o caráter abrangente do encontro. “Este não é um congresso de especialidades, é um espaço de educação continuada, que discute ética, mercado de trabalho, desafios da profissão e promove o diálogo entre diferentes áreas. É um congresso agregador”, explicou.
A prefeita de Vassouras comemorou o retorno do congresso e ressaltou sua importância para o município, tanto na área acadêmica quanto no desenvolvimento econômico local. “Receber novamente esse congresso, após duas décadas, é motivo de orgulho. É uma conquista para toda a cidade. Agradeço à SOMERJ pela confiança e destaco que a Prefeitura e a Universidade de Vassouras caminham juntas. Estamos trabalhando para que seja um evento grandioso, que promova conhecimento, atualizações na área médica e, ao mesmo tempo, movimente nossa cidade, aquecendo a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio e gerando oportunidades”, afirmou.
Com a realização do XIV Congresso SOMERJ, Vassouras reforça sua vocação como polo acadêmico e hospitalar, e se prepara para se transformar, mais uma vez, em um importante centro regional de debates, formação e intercâmbio de experiências na área da saúde.