VASSOURAS
No próximo domingo, dia 19, Vassouras vai dar um passo importante no processo de retomada pós-pandemia e vai retomar as atividades da Feira do Produtor (todos os domingos) e da Feira de Artesanato (sábados e domingos) que antes funcionava no calçadão do Paqueras – Travessa Dr. Joaquim Teixeira Leite, em obras – e vai passar a acontecer todos os sábados e domingos no interior da Antiga Estação Ferroviária da cidade, colada na Feira do Produtor.
A iniciativa da Prefeitura de Vassouras por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Desenvolvimento Rural vai possibilitar que diversos produtores e artesãos possam retomar suas atividades ainda que parcialmente. A ação foi divulgada essa semana pelas redes sociais da prefeitura e em reunião do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Wanderson Farias, com artesãos da cidade, no dia 15, no Centro Cultural Cazuza. A reunião tratou de outras questões importantes do artesanato como a carteira digital e a parceria com o Sebrae para a realização de cursos de capacitação para marketing digital.
A retomada claro será de acordo com o “novo normal” e dentro das regras rígidas de segurança e prevenção na luta contra o novo coranavírus. O prefeito de Vassouras, Severino Dias Filho lembrou que a retomada envolve principalmente a participação ativa e a vigilância da população em relação às medidas preventivas necessárias. “A população terá um papel fundamental na fiscalização das medidas. Essa é uma luta de todos nós e todos precisamos ficar atentos. Com responsabilidade é possível a gente dar um passo de cada vez em direção a retomada, conciliando a saúde da nossa comunidade com o necessário desenvolvimento da atividade econômica”, falou o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, ressaltou que Vassouras criou um selo municipal chamado “Vassouras, Turismo Consciente” que estimula e orienta as melhores práticas de prevenção e segurança. “Acompanhamos algumas das medidas tomadas pelo governo do estado e do governo federal em relação ao turismo. O selo que criamos tem o objetivo tanto de resguardar a população local quanto demonstrar para os turistas e visitantes que somos uma cidade segura e que estamos tomando as medidas de segurança necessárias”, falou Wanderson, lembrando ainda que a retomada da Feira do Produtor e da Feira de Artesanato tem relevância estratégica para o turismo e para a retomada da economia em Vassouras.
A Feira do Produtor vai ocorrer aos domingos pela manhã na rua Barão do Amparo, ao lado da Antiga Estação Ferroviária. Já a Feira de Artesanato vai ocorrer no interior da Estação Ferroviária aos sábados e domingos a partir das 10 horas.