VASSOURAS
O município de Vassouras recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 25, o segundo carregamento de vacinas contra a Covid-19. As 460 primeiras doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegaram de helicóptero, no campo do Estádio Municipal e foram recebidas pelo prefeito Severino Dias e por Luiz Henrique Guerra.
Enfermeiro, Guerra foi o primeiro vassourense vacinado na cidade na semana passada, com a primeira dose da CoronaVac. Aos 63, anos, ele está à frente das campanhas de vacinação no município há quatro décadas e, disse que não teve nenhuma reação, nem mesmo dor no local.
“Eu trabalho com vacinas já faz 40 anos aqui em Vassouras, e sei o quanto é importante a imunização. E essa campanha é a mais importante da minha vida. Se Deus permitir, quero estar aqui até todos os vassourenses serem vacinados”, disse Guerra
Vassouras começou a imunização do grupo prioritário na última terça-feira, dia 19, com a vacina Coronavac. Até a atualização mais recente, (segunda, 25/01) ao meio dia, mais de 400 pessoas já haviam sido imunizadas, entre profissionais da saúde e idosos internados em leitos de longa permanência. Não houve registros de reações adversas até o momento.
A secretária de Saúde de Vassouras, Larissa Vieira, explicou que todas as pessoas vacinadas são cadastradas de forma detalhada e inclusas no banco de dados do Ministério da Saúde. “Com a chegada da Oxford/AstraZeneca, temos duas vacinas de laboratórios diferentes, mas não deve haver preocupação em relação a isso. Todos são cadastrados e temos o controle de quem recebeu qual vacina”, disse.
A secretária lembrou ainda que a segunda dose da Coronavac deve ser entregue ao município na primeira semana de fevereiro, já a segunda dose da Oxford/Astrazeneca será aplicada em até doze semanas.
O prefeito, Severino Dias comentou a chegada do novo lote e destacou a importância de seguir os protocolos determinados pelo governo federal. “É uma alegria imensa ver um novo lote de vacinas chegando em nossa cidade. Minha vontade era que todos os moradores estivessem se vacinando nesse momento, mas temos que manter a calma e acima de tudo respeitar os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. Com responsabilidade e transparência, estamos sempre informando a população sobre os novos passos para vencermos essa luta”, finalizou Severino.