VOLTA REDONDA
O temporal de segunda-feira, 3, atingiu vários bairros de Volta Redonda. Em muitos deles ocorreu alagamento, desmoronamento de barrancos e deslizamentos de terra, como no Fazendinha, Belo Horizonte, Vila Brasília, Retiro, Açude, Santa Rita do Zarur e Santa Cruz. Visando atender as ocorrências registradas da chuva, que teve um acumulado de 102 mm em 24 horas, as equipes da Prefeitura de Volta Redonda foram cedo para as ruas nesta terça-feira, 4, para a limpeza e o atendimento aos bairros afetados.
De acordo com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, até a manhã desta terça-feira, foram registradas 22 ocorrências e feitas cinco interdições totais e duas parciais. Todas as famílias estão abrigadas em casas de parentes.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) está com as equipes nas ruas trabalhando em todos os pontos críticos. O trabalho está sendo auxiliado por seis retroescavadeiras, pá mecânica, 40 caminhões e dois caminhões pipas. “Caso não ocorra outra chuva de mesma intensidade, até o fim dessa semana acreditamos que iremos normalizar a situação”, informou o secretário Toninho Oreste.
CADASTRO NO SISTEMA DE ALERTA
O coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, ressaltou a importância do cadastro no sistema de alerta para as famílias de áreas de risco. “A população deve ficar atenta aos alertas e em caso de confirmação de chuva para a cidade, procurem sair das residências em risco e se abrigar em locais seguros até que a chuva pare”, disse Leandro. Em caso de ocorrências as pessoas devem fazer contato através do número 199.
O prefeito Samuca Silva lembrou o trabalho de prevenção que vem sendo feito em conjunto no município. “Nós estamos nos preparando para o período de alerta desde o ano passado. Com a operação Guarda-Chuva percorremos vários locais, fiscalizando e intervindo para tentar evitar maiores danos. Estamos todos em alerta e as equipes estão realizando um ótimo trabalho”, concluiu.