Varejo de pequeno porte é tema de palestra amanhã em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

O Sindicato do Comércio recebe nesta quinta-feira a palestra ‘Pequenos Mercados, Grandes Oportunidades’ realizado pela AC Automacom, em parceria com o Sicomércio e Sebrae. O evento é às 19 horas, com entrada franca. As inscrições devem ser feitas pelos telefones: (24) 3347-1330 ou (24) 3347-4570. Controle de estoque, com foco em perdas, impacto tributário, substituição tributária e a chega das multinacionais estão em pauta durante o evento.

O objetivo do evento é posicionar o cenário e realidade das empresas participantes como a organização e processos de gestão, a iniciativa é voltada para contadores e o seguimento do varejo de pequeno porte como mercados supermercados, padarias e hortifrutis. A palestra terá como palestrantes o gestor de estoque, perdas, financeiro e operação de lojas, Antônio Galvão e o especialista de tributação em mercados, simples x lucro real e Speds, Fábio Gomes.

De acordo com Galvão, os supermercados grandes estão se modernizando e avançando em tecnologias, os pequenos têm se mantido de forma artesanal. “Os mercado de menor porte estão ficando para trás, é preciso se modernizar e se planejar. Há também o fator ‘confronto’ que é quando os herdeiros, muitas das vezes formado, quer tomar frente do negócio e há o choque de gerações, é o papel dando lugar ao smartphone”, explica.

TEMAS

Situação atual dos Pequenos Mercados de Vizinhança, com baixos Controles Financeiros, Perdas de Mercadorias, Controles de Estoques e Gestão de Compras, com processos que não mais são aceitáveis, sem informações dos resultados, para tomadas de decisões, com as informalidades, e ações apenas pela experiência, e gerenciamento apenas no sentimento.

Gestão Financeira

Como implantar novos controles financeiros, através de avaliações mensais do DRE, com vendas, margens, despesas, investimentos e Gestão dos Recursos do Caixa e Bancos, sem gerar déficits financeiros, que são geradores de juros causados pela falta de capital de giro e controles das contas a pagar e receber, evitando captação financeira externa, através de bancos e antecipações de cartões de crédito, reduzindo margens de lucros e baixa liquidez.

Gestão De Estoques

Necessidades para implantar controles de estoques, que representam maior patrimônio dos Pequenos Mercados, que na maioria não tem sistemas informatizados, sem as contagens dos estoques, que impossibilitam geração de informações corretas sobre Giros Mensais e  Margens Brutas, Mark-Up, sobre custos e Não Margem sobre Vendas e  formas para identificar categorias com baixos desempenhos, que aumentam vendas, mas  baixas lucratividades, que nem sempre produzem resultados após as despesas mensais.

Gestão De Perdas

Identificando as principais causas das Perdas de Mercadorias, que podem reduzir lucros em mais de 40%, por falta dos controles e apuração insuficiente, com maiores destaques para Mercadorias Perecíveis, como: Açougue, Hortifruti, Padaria, Frios e Salgados, exigindo os Controles e Lançamentos das Perdas, Consumos, Trocas e Desvios, através de relatórios, para ações corretivas e reduções gradativas, com uso de sistemas e Inventários Periódicos.

Gestão De Compras

Como Pequenos Mercados de Vizinhança, podem otimizar compras semanais, através de Informações geradas nos Sistemas de Informações, adotadas pelas Grandes Redes, como: Orçamentos e Sugestão de Compras, identificando ações e reduzam excessos de estoques e  Rupturas, reduzindo Perdas de Vendas, pelas faltas de reposições, com maior uso das informações, geradas pelos Sistemas ERP/PDV, e Consultorias adequadas, para Pequenos Mercados, integrado com cálculos dos impostos de produtos, Isentos, Substituição Tributária e Cálculos dos Impostos ICMimS, PIS e COFINS, compatíveis com margens e despesas.

Deixe um Comentário