Vaninho cumpre compromissos como prefeito interino de Itatiaia

0

ITATIAIA

O vereador Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PSC) assumiu o comando da prefeitura no final da manhã de quinta-feira, dia 11. A posse do novo prefeito interino aconteceu durante uma cerimônia extraordinária no Plenário da Câmara de Vereadores localizada no Centro. Em função da pandemia da Covid-19, a posse não foi aberta ao público. Vaninho, que exercia interinamente a presidência da Câmara de Vereadores, permanecerá no cargo até que seja realizada a eleição suplementar. Após ter sido cancelada em abril, uma nova data ainda não foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) devido a pandemia.

Este é o segundo prefeito interino a assumir o cargo desde janeiro. O vereador Imberê Moreira Alves, que respondia interinamente pela chefia do Executivo, além do seu chefe de gabinete, Fábio Alves Ramos, e dos secretários municipais de Saúde, Raphael Figueiredo Pereira, de Educação, Kézia Macedo dos Santos Aleixo, e de Administração, Gustavo Ramos da Silva, foram afastado do cargo na última terça-feira, dia 8, por suspeita de “gravíssimos atos de improbidade administrativa” durante a segunda fase da Operação Apanthropía, que investiga fraudes na compra de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) de combate a Covid-19 no município. A operação foi realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Resende, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência.

A juíza da Vara Única de Itatiaia, Carolina Dubois Fava de Almeida, determinou a posse do novo prefeito interino no final da tarde de quarta-feira, dia 9.

Tim Campos vai conduzir a presidência da Câmara de Vereadores-Divulgação CMI

Durante a sessão extraordinária, o vereador Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos (Solidariedade) também foi empossado como presidente interino da Câmara de Vereadores. Em entrevista ao jornal A VOZ DA CIDADE, Tim Campos disse que vai conduzir os trabalhos na Câmara de Vereadores em alinhando com a prefeitura. “Vamos dar continuidade nos trabalhos da Câmara de Vereadores normalmente. Queremos seguir a parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo. Vamos estar alinhados para resolver as questões da saúde que estão precárias em nosso município, além de trabalhar em prol da educação. Estes dois setores são primordiais para o nosso município”, informou o parlamentar.

REUNIÃO COM MP, VISITA AO HOSPITAL MUNICIPAL E ENCONTRO COM SECRETÁRIOS E VEREADORES

Indicado pela Justiça como prefeito interino do município, Vaninho, após empossado, participou de uma reunião on-line com integrantes do Ministério Público. Na pauta algumas recomendações da entidade para a condução do município. “Aguardarei a formalização por parte dos integrantes do MP destas orientações, que pretendemos seguir integralmente”, garantiu o novo prefeito que disse que substituirá os secretariados afastados por decisão judicial ainda esta semana.

Vaninho faz juramento durante sessão extraordinária no Plenário da Câmara de Vereadores-Divulgação CMI

Uma das primeiras ações do novo prefeito interino foi saber como anda a saúde no município. Vaninho seguiu para o Hospital Municipal Manoel Martins de Barros para checar os medicamentos e insumos disponíveis para o atendimento da população. “Queremos pacificar a política de Itatiaia para que a prefeitura se dedique ao que realmente importa neste momento: garantir exames, medicamentos e condições básicas de atendimento na nossa saúde, principalmente no combate à pandemia. Nossa primeira ação será normalizar os estoques disponíveis de medicamentos e insumos na rede pública de saúde”, disse o chefe do Executivo, que após a visita a unidade hospitalar, esteve reunido com secretários municipais e vereadores para definir ações emergenciais. “Seja qual for o tempo disponível, que aproveitar esta oportunidade para fazer o melhor por Itatiaia”, concluiu.

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Em nota oficial enviada a equipe de reportagem do A VOZ DA CIDADE, a Seção de Jornalismo do TRE-RJ, informou que ainda não há previsão para as eleições suplementares em Itatiaia. “A decisão quanto a nova data do pleito será tomada pelo Colegiado do TRE-RJ em momento oportuno, levando-se em consideração a melhoria da situação de crise sanitária”, informou a nota.

error: Conteúdo protegido !