RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz usou as redes sociais nesta quinta-feira, dia 9, para pedir a população que ajuda a denunciar atos de vandalismo contra o patrimônio histórico do município. De acordo com Diogo, dois monumentos localizados no Centro Histórico da Cidade foram pichados, nos últimos dias. Um deles, a estátua, em tamanho natural, do historiador Claudionor Rosa, inaugurada em novembro do ano passado, na Praça do Centenário, em frente a Biblioteca Municipal Jandyr de Carvalho.
Vândalos escreveram na testa da estátua do Claudionor Rosa uma sigla com tinta rosa fluorescente. Esse ato de vandalismo, de acordo com a prefeitura, ocorreu na segunda-feira, dia 6. Já o busto do médico, cientista, jornalista, político e sanitarista brasileiro, Luiz Pereira Barreto, que está instalado em frente a Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, no prédio do antigo paço Municipal, na Rua Luís da Rocha Miranda, teve o rosto pichado com uma tinta branca. A ação teria ocorrido no final de semana passada.

Vândalos picharam o busto de Luiz Pereira Barreto-Redes Sociais
Diogo pediu a população que denuncie qualquer ato de vandalismo contra o patrimônio histórico do município. Diogo ainda relatou que um dos locais mais afetados com atos de vândalos é o Centro Histórico de Resende, que possui diversos espaços importantes que representam a memória da cidade, como prédios, estátuas, monumentos, entre outros. “Uma dessas obras é a recém-inaugurada estátua do historiador Claudionor Rosa, que fica bem em frente a Biblioteca Municipal. Infelizmente, por mais que a prefeitura alerte a população, limpe, higienize e recupere esses locais, muitos ainda seguem vandalizando. Por este motivo, quero fazer um apelo a todos os moradores de Resende, para que se presenciarem o ato de vandalismo, denunciem para a Polícia Militar ou através da Ouvidoria Geral do Município pelo telefone (24) 3360-6191 ou pelo tridigíto 162. Vandalismo é crime. Não destrua o que é seu”, disse o prefeito.
que é seu”, disse o prefeito.
RECUPERAÇÃO
Após verificar que a estátua do historiador Claudionor Rosa havia sido pichada, a Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, buscou sua recuperação.
O diretor do Arquivo Histórico do município, Ângelo Tramezzino, com a orientação do artista plástico, Samuel Costa, recuperou a estátua do historiador Claudionor Rosa. “Como a estátua é feita com cimento foi mais fácil para recuperar. O Samuel me passou as orientações. Primeiro eu consegui retirar a tinta fluorescente com solvente e em seguida fiz o retoque na tinta”, explicou o diretor.
Tramezzino lamentou o vandalismo ao patrimônio histórico no município. “Essa questão do vandalismo em relação ao patrimônio histórico é falta de conhecimento a cultura e sentimento de pertencimento. A partir do momento que a gente consiga divulgar e educar a população acredito que estes atos tenham a diminuir. Não à toa que a prefeitura promove semanalmente, o projeto ‘Passeio Histórico’ uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade conhecendo a história do município através dos prédios, construções e monumentos. É educar para que as pessoas possam desenvolver sentimentos sobre esses bens tão importantes e históricos que temos em nosso município”, disse o diretor.
Ângelo destacou que a estátua do Claudionor faz parte do protagonismo do homem negro na Cultura de Resende. “A estátua foi pensada não só para homenagear o Claudionor Rosa, mas também par reforçar o papel do negro na nossa história e na nossa cidade. Ele foi colocado ali entre os bustos do o poeta Luiz Pistarini e o jornalista Alfredo Sodré na Praça do Centenário que tinha o mercado de escravizados e o pelourinho. O Claudionor ressignifica o lugar que era de sofrimento e coloca o negro como protagonista”, destaca o historiador.