VALENÇA
O município deu um passo para estimular novos investimentos e simplificar a vida de empreendedores. A prefeitura reduziu de 30 para apenas duas horas o tempo de emissão de alvarás de funcionamento para empreendimentos de baixo impacto. A medida representa uma diminuição de 15 vezes no prazo anterior, tornando o processo mais ágil e atraente para quem deseja abrir um negócio na cidade.
A mudança foi apresentada durante a mais recente edição do CAE Itinerante (Centro de Atendimento ao Empreendedor), realizada no último sábado, 9, no Centro. O evento ofereceu serviços como abertura e baixa de MEI, parcelamento de débitos, emissão de boletos, entrega de declarações e orientações fiscais.
O prefeito Saulo Corrêa destacou que a medida cumpre uma promessa de campanha e reforça a estratégia de desburocratizar processos para atrair investimentos. “Uma cidade atrativa para receber novos investimentos é uma cidade que facilita os processos e oferece o apoio necessário para que o empresário possa estabelecer o seu negócio. Com mais empresas em Valença, temos mais empregos para a população, mais renda em nosso comércio e para os prestadores de serviço”, afirmou.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Haroldo Filho, a redução no prazo e ações como o CAE Itinerante fortalecem o empreendedorismo e promovem a inclusão econômica. “A atuação do CAE tem sido fundamental para o desenvolvimento de Valença, porque além de apoiar diretamente os microempreendedores, contribui para a formalização e a sustentabilidade dos pequenos negócios”, disse.
Um ano de resultados
O CAE de Valença, que funciona na sede da Prefeitura, completou um ano de atividades contabilizando mais de mil atendimentos mensais. O projeto é resultado de uma parceria entre a JUCERJA, IBAM, Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e o Governo do Estado do Rio.
De acordo com a coordenadora Tânia Maria da Silva Souza, o município vem se destacando entre as 20 unidades do Estado. “Com muito orgulho, a gente está batendo a meta de mais de mil atendimentos por mês. E desde o início do ano, Valença tem se destacado entre as 20 unidades do estado, ficando consistentemente em primeiro lugar”, ressaltou.
A próxima ação do CAE voltada ao Microempreendedor Individual (MEI) acontecerá no sábado, 9 de agosto, das 9 às 13 horas, na Rua dos Mineiros, no Centro. A iniciativa vai oferecer atendimentos gratuitos, regularização e orientações para novos e antigos empreendedores.