BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando a importância da vacina dTpa – tríplice bacteriana acelular tipo adulto – que está disponível na rede pública. Essa vacina protege contra tétano, coqueluche e difteria e, desde 2014, faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde.
A dTpa é indicada para grupos específicos, incluindo gestantes a partir da 20ª semana, puérperas até 45 dias após o parto e profissionais de educação e saúde que trabalham diretamente com crianças de até 4 anos. Profissionais que desejam se vacinar devem apresentar comprovante de atuação na área, como em creches ou escolas.
Para gestantes e puérperas, recomenda-se um esquema de três doses: duas de dT e uma de dTpa, sendo a última aplicada a partir da 20ª semana de gestação, com intervalos de pelo menos 30 dias entre elas.
Segundo Hellen Martins, enfermeira do setor de Imunização, a vacina é fundamental para a prevenção e controle das doenças. “É essencial que esse público se imunize para evitar o aumento dos casos de tétano, coqueluche e difteria,” ressalta a enfermeira.