Vacinação de grupos contra Covid-19 avança na região e municípios dão porcentagem de faltosos

0

SUL FLUMINENSE

Com o fim da imunização de pessoas acima de 18 anos e com aval do Plano Nacional de Imunização (PNI) para jovens de 17 anos com comorbidades começarem a ser vacinados contra a Covid-19, Barra Mansa dará início nesta quinta-feira, dia 25, a imunização desses menores de idade. Na região, além de Barra Mansa, concluíram a imunização de pessoas acima de 18 anos, Resende e Itatiaia. Barra do Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Rio Claro ainda estão finalizando. Mas apesar dos grupos estarem avançando, muita gente não tomou a primeira dose ou perdeu o prazo da segunda.

Com essa nova fase, o A VOZ DA CIDADE questionou aos municípios sobre a cobertura vacinal dos maiores de 18 anos com as duas doses e as estratégias tomadas para captação desses faltosos. Até a publicação desta matéria, apenas Volta Redonda divulgou a porcentagem completa  da cobertura vacinal.

A cidade do Aço destacou que mais de 190 mil pessoas foram vacinadas, entre um total de 217 mil, o que representa 90% da meta. Entre os acima de 60 anos, 99% desta população receberam a primeira dose e 90% já completou o ciclo de imunização, com as duas doses. Em relação ao público-alvo entre 18 e 59 anos, boa parte ainda está no prazo de 12 semanas entre a primeira aplicação e a dose de reforço. Volta Redonda ainda informou que a imunização do público de 18 a 21 anos ainda será retomada, uma vez que foi oferecida em um único dia de drive-thru, na última terça-feira, dia 24, na Ilha São João.

Em Barra Mansa a prefeitura informou que a cobertura vacinal em dose um (D1) e dose única (DU) atingiu 90,10% dos maiores de 18 anos. Na segunda dose (D2) e DU, atingiu 42,26%.  No entanto ressaltou que 13.139 pessoas ainda não receberam a D1. A prefeitura informou que serão realizadas repescagens para os 8% restantes, de acordo com a disponibilidade do armazenamento das vacinas.

Já a Prefeitura de Rio Claro informou apenas a cobertura vacinal da faixa etária entre 60 e 84 anos, que segundo os dados, já atingiu 100% com a primeira e segunda dose. Para o restante dos grupos, a prefeitura destacou que terá esses dados conforme a vacinação avançar. Atualmente o município imuniza pessoas de 18 a 21 anos e vem realizando busca ativa aos faltosos.

A prefeitura de Pinheiral destacou que ainda não possui essas informações. Resende informou apenas que 5.150 pessoas não foram tomar a primeira dose, mas que a campanha de captação desses faltosos segue em andamento. Na cidade já foram vacinadas em primeira dose e dose única 95.966 pessoas.