SUL FLUMINENSE
Apesar do Ministério da Saúde informar que discutirá apenas a partir do dia 5 de janeiro, a liberação ou não da aplicação da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, Volta Redonda já planeja a imunização. A cidade tomou a dianteira e já iniciou o número de crianças na cidade para que, assim que houver doses, a vacinação tenha início. O coordenador de Vigilância em Saúde, Carlos Vasconcelos, explicou ao A VOZ DA CIDADE que a intenção da prefeitura é imunizar os pequenos até o fim do carnaval, para o retorno das aulas. Até a autorização do dia 16, o imunizante só podia ser aplicado em maiores de 12 anos.
Ainda de acordo com Carlos Vasconcelos, as doses específicas da Pfizer liberadas pela Anvisa ainda não foram compradas pelo Ministério da Saúde, mas o Butantan já aguarda uma resposta da agência reguladora para que a Coronavac também seja disponibilizada para os menores de 12 anos. O coordenador de Vigilância em Saúde declarou ainda que, a intenção, caso a CoronaVac seja liberada, é comprar o imunizante de forma independente. “Gostaríamos de vacinar o quanto antes, mas não podemos porque é uma vacina específica da Pfizer, que ainda não temos o insumo. Contudo já estamos mobilizando pessoas que têm crianças nessa faixa etária para que os pais estejam cientes, que assim que tivermos as doses, iremos convocá-los para levar os filhos para vacinar”, informou Vasconcelos, ressaltando que o município acompanha a situação da liberação da CoronaVac para o grupo.
“Se a Anvisa der a autorização, iremos entrar em contato com o Butantan para fechar uma cota independente do Ministério da Saúde. Com a Pfizer não conseguimos porque é importada”, disse.
DEMAIS CIDADES
Outros municípios da região também foram questionados sobre qual será o planejamento para a imunização após essa nova autorização da Anvisa, contudo, todos responderam que aguardam orientação do Ministério da Saúde. Foram questionadas as seguintes cidades: Barra Mansa, Porto Real, Quatis, Itatiaia, Resende e Rio Claro. Mas até a publicação desta matéria, apenas Barra Mansa Porto Real informaram que aguardarão a posição da União para seguir o Plano Nacional de Imunização.
Entenda a situação
No último sábado, dia 18, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga destacou que a decisão do governo sobre a vacinação em crianças de 5 a 11 anos será, apenas, em 5 de janeiro. Segundo o ministro, não há doses suficientes para vacinar as crianças ainda em 2021. Além disso, pontuou que é necessário fazer outra avaliação sobre o tema junto à sociedade.
Em contrapartida, a Anvisa já garante que o uso da Pfizer é seguro e que existem evidências científicas de que o imunizante, aplicado em duas doses em crianças, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves causadas pelo coronavírus.
Países que já vacinam crianças
Ao contrário do Brasil, diversos países já deram início na imunização de crianças. Alguns deles são: Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Israel, Itália e Portugal.