>
a voz da cidade 970 x 150 px

Vacinação contra o HPV em dose única é acontece em todos Postos de Saúde de Itatiaia

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv resende 970x150

ITATIAIA

A Prefeitura de Itatiaia está vacinando os jovens no município contra o HPV (Papilomavírus Humano), em dose única. O município segue a determinação do Ministério da Saúde, que a partir de agora, usará apenas uma dose de vacina, em decisão baseada em estudos científicos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O país utilizava um esquema de duas doses para combater a infecção, principal causadora do câncer de colo de útero.

Segundo a coordenadora de Imunização do município, Andrea Millen, a vacinação pode ser feita em qualquer Posto de Saúde da rede, principalmente para o público até 14 anos que ainda não tomou sua dose. Ela disse que todas as unidades de saúde possuem a vacina. Basta procurar os Postos de Saúde no período de 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas, munido do cartão de vacinação. Na Sala de Vacinas do Centro o horário é de 9 horas as 15h30min, sem intervalo de almoço.

Para Andrea, a estratégia em dose única simplifica a vacinação e deve facilitar a adesão das pessoas, contribuindo para ampliar a cobertura vacinal contra o HPV no Brasil. Ela entende que, com a aplicação de uma única dose, a tendência é de que cobertura melhore. “A maioria das pessoas comparece na primeira dose e não retornava para a segunda. A medida também otimiza os estoques das vacinas, permitindo que sejam incluídas pessoas que não tenham sido vacinadas ainda”, avalia a coordenadora.


PANORAMA

A estimativa do ministério é que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos. Apesar de se tratar de uma enfermidade que pode ser prevenida, ela segue como o quarto tipo de câncer mais comum e a quarta causa de morte por câncer em mulheres.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirma ser importante estados e municípios fazerem uma busca ativa por jovens com até 19 anos que não receberam nenhuma dose da vacina. O Ministério da Saúde informa que, em 2023, foram aplicadas 5,6 milhões de doses do imunizante. “O maior número desde 2018 e um aumento de 42% no número de doses aplicadas em relação a 2022”, afirma.

A imunização no Brasil, atualmente, é indicada para meninos e meninas de nove a 14 anos, vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham sido imunizadas previamente, pessoas com HIV, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea, e pacientes oncológicos na faixa etária de nove a 45 anos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos