Vacinação contra Influenza e Covid-19 segue na quarta-feira em Barra Mansa

0

BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, segue aplicando nesta quarta-feira, 29, doses do imunizante contra Influenza em pessoas com idade acima dos 50 anos. Além disso, o município disponibiliza a vacina para crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas e integrantes dos grupos prioritários, de 5 a 59 anos, que são pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores portuários, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
O município também divulgou o calendário de imunização contra Covid-19. Nesta quarta-feira, dia 29, a aplicação da quarta dose segue para pessoas a partir de 40 anos de idade. Para receber o segundo reforço é necessário que a pessoa tenha recebido a aplicação anterior há pelo menos quatro meses, ou seja, que a terceira dose tenha sido aplicada até o dia 1º de março de 2022.
A prefeitura também oferece o primeiro reforço do imunizante da Janssen (2ª dose) para pessoas entre 18 e 39 anos, não gestantes ou puérperas, que receberam a dose anterior há dois meses; e o segundo reforço (3ª dose) para quem recebeu a anterior há quatro meses.
O cronograma completo de vacinação contra a doença para esta quarta-feira é o seguinte:
– 1ª dose: em pessoas a partir de 12 anos;
– 2ª dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;
– 3ª dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda até o dia 01/03/22; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há 4 meses;
– 4ª dose: para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham 4 meses após a terceira dose; pessoas acima de 40 anos, 4 meses após a terceira dose; e profissionais da Saúde que tenham 4 meses após a terceira dose.
Para a imunização é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a segunda, terceira ou quarta dose é imprescindível também a apresentação do comprovante das aplicações anteriores.
As aplicações acontecem das 9 às 16 horas nos postos de saúde dos bairros e das 9 às 20 horas na Unidade de Saúde do Ano Bom.