RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou temporariamente o público-alvo da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), vírus associado ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Até o dia 31 de dezembro de 2025, jovens de nove a 19 anos poderão receber o imunizante gratuitamente em toda a rede pública municipal.
O HPV é responsável por tumores malignos, como o câncer do colo do útero- terceiro tipo mais frequente entre mulheres-, além de cânceres em órgãos reprodutivos e digestivos. A vacina já integra o calendário nacional para jovens de nove a 14 anos, além de grupos específicos como pacientes imunocomprometidos, pessoas que vivem com HIV, transplantados, vítimas de violência sexual e pacientes oncológicos.
Segundo o secretário de Saúde do município, o médico Ricardo Graciosa, a ampliação do público-alvo da vacinação contra o HPV em Resende representa um passo importante na luta pela saúde coletiva do município. “É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para atualizar a carteira de vacinação e garantir a dose do imunizante”, destacou Graciosa.
Imunização
A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, em todas as unidades de saúde (PSF), no Centro Municipal de Imunização (CMI) e na Policlínica do Manejo. Na Clínica da Família, o atendimento ocorre em horário estendido, até 20 horas. Para ampliar o acesso, doses também são aplicadas aos sábados, do meio-dia às 18 horas, no 3º andar do Resende Shopping.
Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de um responsável legal e apresentar CPF, caderneta de vacinação e cartão do SUS. O acompanhante deve apresentar documento oficial com foto.