Vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos é liberada pela Anvisa; secretarias de Saúde da região aguardam liberação das doses e data para campanha

0

SUL FLUMINENSE
Na última quarta-feira, dia 14, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina Comirnaty, da fabricante Pfizer, contra a Covid-19, para aplicação em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. A autorização, divulgada na noite da última sexta-feira, 16, surgiu após a conclusão da avaliação que garante a eficácia e segurança da vacina para a faixa etária. A exemplo de todo o País, as secretarias de Saúde da Região Sul Fluminense aguardam a distribuição do imunizante e a data para a campanha de vacinação.
De acordo com a Anvisa, a autorização veio após análise técnica de dados e dos estudos clínicos apresentados pela empresa americana. Agora, cabe ao Ministério da Saúde definir o calendário para iniciar a utilização das doses no país. Sendo assim, a secretarias municipais de Saúde da Região Sul Fluminense se preparam para atender o púbico da faixa etária.
Procuradas pelo A VOZ DA CIDADE, as secretarias de Saúde de Barra Mansa, Itatiaia, Porto Real e Volta Redonda informaram que ainda não foram comunicadas de quando irão receber as novas doses e muito mesmo quando a campanha será iniciada.
Em Barra Mansa, segundo a SMS, ainda não há previsão de liberação das doses e que o imunobiológico da Pfizer liberado para crianças de 6 meses a 4 anos pela Anvisa possui diferença do utilizado em crianças de 5 a 11 anos. Sendo assim, o município aguarda orientações do Estado contendo previsões de chegada dos mesmos e demais orientações.
MESMA RESPOSTA
A mesma resposta foi dada pelo Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Itatiaia. Informou também que a dosagem e composição da vacina que deverá ser aplicada nesse grupo de pessoas serão diferentes das usadas para as outras faixas etárias já aprovadas. “A Anvisa recomenda que a formulação da vacina deve ser aplicada em três doses de 0,2 ml, o que equivale a 3 microgramas. Após a aprovação, cabe ao Ministério da Saúde estabelecer um calendário de vacinação e colocar em prática a distribuição da vacina para essas crianças”, informou o Setor de Imunização da SMS de Itatiaia.
A SMS de Porto Real, frisou que também está aguardando. “Com a autorização da Anvisa, estamos na expectativa da Nota Técnica do Estado autorizando a vacinação e, consequentemente a liberação da vacina para a ação. Só aguardando para iniciar, contudo ainda sem previsão”, destacou a Prefeitura de Porto Real. A Secretaria de Saúde de Volta Redonda é outra que aguarda a distribuição das doses pelo Ministério da Saúde para iniciar a imunização do público da nova faixa etária.
A Secretária de Saúde de Resende, informou que até o momento não recebeu nenhuma orientação da Secretaria de Estado de Saúde sobre a vacinação para a vacinação desta faixa etária. A Prefeitura de Quatis, também disse, por meio da Assessoria de Imprensa, que o município ainda não tem previsão do início da vacinação para crianças de seis meses a quatro anos. “O município está aguardando o envio de uma Nota Técnica da Secretaria do Estado de Saúde com as orientações e programação da vacinação”, complementou.

Deixe um Comentário