Municípios da Região Sul Fluminense liberam vacina contra a gripe

0

S

SUL FLUMNENSE

Depois de Volta Redonda, que começou a vacinação contra a gripe para a população em geral no início do mês contra a gripe, agora mais quatro cidades da Região Sul Fluminense – Barra Mansa, Itatiaia, Quatis e Vassouras – decidiram também liberar a dose para pessoas a partir dos seis meses de idade. O objetivo da mobilização, segundo as secretarias de Saúde, é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e impedir possível pressão sobre o sistema de saúde e óbitos.

A decisão da ampliação da vacinação ocorreu também devido a baixa procura das unidades de saúde das cidades. A orientação é do Ministério da Saúde que ampliou a vacinação para todo o território brasileiro. Dados do ministério apontam que, até o dia 21 deste mês, foram vacinadas 34,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários, com uma cobertura vacinal alcançada de 52,3%. Foram administradas até o momento aproximadamente 35 milhões de doses da vacina influenza.

Na cidade de Barra Mansa, a campanha será ampliada a partir desta terça-feira, dia 28. De acordo com a Secretaria de Saúde, o esquema de vacinação contra a Influenza para toda a população já foi programado. A vacinação será dividida por grupos, iniciando por pessoas com idade acima dos 50 anos. As doses serão aplicadas em todos os postos de saúde do município. O imunizante segue destinado a crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas e, além disso, para os grupos prioritários de 5 a 59 anos de idade, que são as pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores portuários, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Em Quatis, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde (ESF) mais próxima da residência com RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS para garantir a imunização. A campanha está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, em todas as ESF’s do município.

ITATIAIA

Devido à baixa procura pela vacina no município neste ano pelos grupos prioritários e, respectivamente, os resultados alcançados de coberturas vacinais na 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações também decidiu ampliar a oferta da dose para a população não vacinada a partir de seis meses de idade. Para atender todo esse público, o Setor de Imunização já disponibilizou a dose em todos os postos de saúde da cidade enquanto durarem os estoques da vacina. A campanha é realizada de segunda a sexta-feira, em todas as unidades básicas de saúde do município, ambulatório do Centro, postos da Vila Magnólia, Vila Esperança, Penedo, Marechal Jardim, Campo Alegre I e II, Maromba e Vila Flórida, de 8 às 11 horas e de 13 às 16 horas. Para ser imunizado, o morador ou responsável pela criança deve apresentar cartão de vacina, documento de identidade e cartão do SUS.

VASSOURAS
Em Vassouras, a Secretaria de Saúde também ampliou a dose para toda a população acima dos 6 meses de idade. Para atender a todos os moradores, desde ontem, dia 27, as 24 Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família passaram a ofertar doses do imunizante. A medida visa ampliar a taxa de cobertura vacinal desse público-alvo que está abaixo do previsto pelo Ministério da Saúde. O município intensifica ainda as orientações quanto a importância da vacinação contra sarampo.
Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade com foto, além da caderneta de vacinação. O horário de funcionamento das UBS e ESF é das 8 às 16 horas, para áreas rurais, e 8 às 17 horas, para área urbana, de segunda a sexta-feira.