Vacina BCG é centralizada em unidades de saúde de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

A vacina BCG, que previne a tuberculose e é uma das mais importantes para crianças recém-nascidas, está sendo centralizada em unidades de saúde do município. A justificativa da prefeitura foi de que a medida visa evitar o desperdício de doses e proporcionar maior acesso à imunização para todas as crianças da cidade. Quem ainda não sabe da medida encontra dificuldade na hora de procurar pela imunização aos bebês.

Esse é o caso da dona de casa Stefanie Figueiredo Almeida. Moradora da Vila Coringa, nesta semana precisou vacinar o sobrinho recém-nascido e enfrentou dificuldades. “Fomos ao posto de saúde da Coringa, onde eu moro, e não tinha a vacina. Fomos ao UBS Centro e estava fechado. Nos informaram que a unidade havia mudado de endereço e estava atendendo em frente ao Ministério do Trabalho. Ao chegarmos lá não tinha vacina e a geladeira estava quebrada. Meu sobrinho tem seis dias e ontem (segunda-feira) saí com a mãe dele, que ainda está em resguardo, procurando onde havia vacina. É um absurdo porque BCG é uma vacina básica. Só conseguimos vaciná-lo nesta terça-feira na Sirene da Vila Nova”, falou, lembrando o risco de ficar andando com o bebê ainda sem estar vacinando.

Em nota, a prefeitura através de sua assessoria de imprensa negou que haja falta de vacina BCG ou que a geladeira onde ficam armazenadas as doses esteja estragada. Já sobre a mudança de endereço da UBS Centro, a prefeitura enfatizou que a medida ocorreu para gerar economia aos cofres públicos, assim como outras unidades de saúde do município. Hoje, a unidade funciona na Rua Santos Dumont, Nº155 – local onde ficava o Centro de Doença Crônicas. A mudança foi anunciada em fevereiro deste ano e idealizada pelo próprio prefeito Rodrigo Drable (MDB), juntamente com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes.

CRONOGRAMA

Ainda segundo a prefeitura, cada frasco da vacina BCG possui 20 doses e após a abertura elas têm validade de apenas seis horas. Por esse motivo, a vacinação foi centralizada em quatro unidades. Na segunda-feira, as doses são disponibilizadas no posto Sirene III, das 8 às 17 horas; terça e quinta-feira, das 8 às 17 horas, a vacina pode ser encontrada na Sirene II da Vila Nova; quarta-feira é a vez da UBS São Judas, das 8 às 17 horas; e sexta-feira a imunização ocorre na Sirene I, no bairro Boa Sorte, a partir das 13h30min.

 

 

Deixe um Comentário