BARRA MANSA
Quem buscou pelos serviços da Agência do Detran de Barra Mansa, nesta quinta-feira, dia 24, em sua maioria para a emissão da nova Carteira de Identidade Civil (CNI), precisou ter paciência, devido à demora no tempo de espera para atendimento. O que gerou reclamação e muitas queixas por parte dos usuários que, desde cedo, permaneciam em uma grande fila em torno da agência, que fica no bairro Saudade. Conforme disseram, ao A VOZ DA CIDADE, que esteve no local, muitos agendamentos teriam sido feitos para o mesmo dia e horário, impossibilitando que os funcionários pudessem suprir a demanda.
A técnica de Enfermagem, Jaqueline Miranda, que mora em Volta Redonda, esteve no local com a filha, que acabou de completar 18 anos, para que pudesse trocar o documento antigo pelo novo formato. Assim como outros usuários, elas ficaram um longo tempo na fila, mesmo com horário agendado.
“A coisa já começa errada porque a gente não consegue agendar o serviço para ser atendida na própria cidade e precisa se deslocar para outra. Estou aqui desde cedo, no sol quente, assim como muitos idosos e crianças, e a fila não anda de jeito nenhum. Nem sei se vamos conseguir fazer porque eu trabalho no Rio, tenho que pegar o ônibus das 14h15min, e talvez não dê tempo. É uma grande falta de respeito isso”, reclamou.
Outra que também ficou insatisfeita com a demora foi a assistente administrativa, Leide Daiane Correa Martins, que pagou R$ 45 reais para uma pessoa agendar seu horário para emissão da nova carteira, mas que não conseguiu dar entrada no processo devido a demora.
“Há tempos venho tentando agendar no site do Detran para fazer a carteira e então acabei pagando para garantir um horário. Meu agendamento era para às 9 horas, cheguei às 8h15min e já tinha uma fila com várias pessoas agendadas para o mesmo horário. Realmente é um descaso com a população que precisa desse serviço, porque além de ter que esperar na fila também temos que ficar expostos nesse sol rachando, com crianças impacientes, idosos e pessoas com deficiência sem prioridade”, disse.
A estudante Lavínia Silva Magalhães de Carvalho chegou no posto do Detran às 10 horas e, até por volta das 11h20 minutos ainda permanecia na fila sem atendimento. Ela, que também daria entrada na carteira de identidade, ressaltou que somente uma pessoa estaria atendendo para esse tipo de serviço e que a prioridade estava sendo os atendimentos para a Carteira de Habilitação. “Está muito lenta a fila da carteira de identidade porque eles agendaram muitas pessoas no mesmo horário. Cheguei aqui às 10 horas, são mais de 11 horas e ainda tem 25 pessoas na minha frente”, se queixou.
Nova Carteira de Identidade Nacional.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento de identificação padronizado em todo o Brasil, que usa o CPF como número único e substitui o RG. O documento pode ser emitido em papel e também possui uma versão digital acessível através do aplicativo gov.br. A primeira via da CIN é gratuita para todos e o prazo para a troca da identidade antiga pela nova CIN é até 2032.
Por meio de uma nota enviada pela assessoria de comunicação, o Detran-RJ informou que não procede a informação de que havia somente um funcionário no atendimento. Segundo disseram, o posto de Barra Mansa funcionou normalmente nesta quinta-feira com três atendentes para a realização do serviço de identificação civil.
A assessoria do órgão disse ainda ser importante destacar que foram realizados, ao longo da manhã, diversos atendimentos prioritários – que não têm necessidade de agendamento prévio -, o que aumentou o tempo de espera aos usuários, mas não inviabilizou a realização dos serviços e nem comprometeu a demanda de atendimento no referido posto.