Uso irregular de motocicletas em Barra Mansa é fiscalizado em operação da prefeitura

0

 BARRA MANSA

Garantir a segurança de motoristas e pedestres, além de coibir circulação de veículos irregulares e o descumprimento das leis de trânsito, em Barra. Esse é o principal objetivo do Governo Municipal, que no último fim de semana iniciou uma operação em vários pontos da cidade, como nos bairros Ano Bom e Centro. A ação, promovida através da Guarda Municipal, com o apoio das polícias Civil e Militar, teve início na madrugada do último sábado, 4. Na primeira blitz, foram apreendidos três veículos.

A morte por atropelamento por moto de um comerciante conhecido de Barra Mansa, na tarde do último sábado, 4, no Loteamento Intanha, teria motivado a prefeitura iniciar essa operação. O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, lamentou a morte do comerciante. O atropelamento envolveu uma motocicleta e o caso foi registrado na 90ª Delegacia de Polícia (DP), onde está sendo investigado.

O comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir Pereira, também falou ao A VOZ DA CIDADE sobre a motivação para a ação. “Esse caso foi um combustível para que fosse deflagrada essa operação. O fato ou não do responsável pelo crime possuir ou não habilitação já está por conta da Polícia Civil. Mas o fato é que é público e notório que algumas pessoas irresponsáveis estão fazendo esse tipo de manobras perigosas na região central e adjacências da cidade”, informou Joel Valcir.

CLAMOR DA POPULAÇÃO

Lembrou o comandante que a população tem um clamor para que isso não permaneça, pois está acontecendo. Garantiu ainda que, por isso, a Guarda Municipal, juntamente com as polícias Civil e Militar, irá prosseguir com essas ações. “Iremos tirar esses irresponsáveis de circulação, pois vidas estão se perdendo. São pessoas idosas perdendo vidas, como as duas senhoras, de 87 anos, atropeladas no centro da cidade, quando uma morreu na hora e vários outros acidentes no centro da cidade. Está errado. Todos têm que cumprir a lei do trânsito. Essa é uma recomendação da Guarda Municipal. O nosso objetivo é sempre orientar e coibir os excessos no trânsito”, disse o comandante, lembrando que o objetivo não é prejudicar o trabalhador, aquele que achou no serviço de entrega uma forma de manter sua renda durante a pandemia. “É tirar esses ‘caras’ que estão cometendo atos de vandalismo no trânsito, colocando a vida de outros em risco, fazendo malabarismos desnecessários”, completou.

A operação realizada no sábado continuará nos próximos dias e visa reprimir a circulação de motocicletas em alta velocidade, trafegando pela contramão e em calçadas, fazendo manobras arriscadas, sem equipamentos obrigatórios ou com uso de acessórios proibidos, como o escapamento irregular, causando poluição sonora.

Os principais alvos das apreensões na primeira ação foram condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos sem o devido licenciamento e sem os equipamentos obrigatórios, como retrovisores, placas e escapamento. Outras motocicletas passaram pela abordagem, mas foram liberadas após apresentarem documentos e reinstalarem os equipamentos. Nenhuma moto foi apreendida apenas por falta de documentação. Toda a fiscalização seguiu as determinações do Código de Trânsito Brasileiro.

IMPORTÂNCIA DA AÇÃO

O delegado da 90ª Delegacia de Polícia (DP), Ronaldo Aparecido Brito, falou sobre a importância da ação para a segurança dos munícipes. “A Polícia Civil gostaria de parabenizar a iniciativa do prefeito Rodrigo Drable, junto a Guarda Municipal e a Polícia Militar, e ressaltar a importância que este tipo de ação tem para a segurança pública”, disse o delegado, lembrando que essas questões de abordagens de moto, controle da parte de trânsito, regularidade, tem um reflexo, não somente na coibição do abuso de alta velocidade, manobras perigosas, mas ela traz reflexos positivos para diminuir o índice de criminalidade, porque vários roubos de ruas, homicídios e tráfico de drogas são cometidos com a utilização de motocicletas. “Estas motocicletas, na maioria das vezes, não estão regulares administrativamente. Então este tipo de ação vem a corroborar as expectativas que a Polícia Civil tem de reduzir esse tipo de criminalidade e trazer mais segurança pública para os barra-mansenses. A Polícia Civil espera que isso se torne uma regra, uma rotina na cidade”, concluiu o delegado.

OPERAÇÃO FUNDAMENTAL

O capitão do 28°BPM, Alcimar Videira, aponta a operação como fundamental para garantir a segurança de motoristas e pedestres. “Tem muita moto andando na cidade e tem várias vítimas de atropelamento por essas motos. As pessoas atropelam e fogem. Se não tivermos um controle de quem está andando nessas motos, ver quais estão ilegais e tirar elas das ruas, vai continuar acontecendo esse tipo de acidente. Houve um aumento no período da pandemia, por conta da demanda dos aplicativos de entrega. Isso é algo que está acontecendo em todas as cidades do Brasil”, contou Videira, destacando que tem que reprimir para que gente inocente e trabalhadores não morram ou fiquem feridos. Esses acidentes, de acordo com ele, ocupam leitos nos hospital, algo que é evitável.

Videira lembrou ainda que os estabelecimentos também são responsáveis pela segurança na prestação deste serviço. “Os comerciantes que contratam sem verificar se o profissional está legalizado é tão culpado quanto o motociclista imprudente. O estabelecimento é responsável, isto é o que chamamos de ‘culpa in vigilando’. Ele é obrigado a vigiar os funcionários para saber se eles têm de habilidades e autorização para dirigir o veículo”, completou.

REUNIÃO PARA CADASTRO

Nesta segunda-feira, 6, a partir das 14h30 min, representantes da prefeitura se reunirão com motociclistas do município para realizar o cadastro daqueles que, com o início da pandemia, começaram a oferecer os serviços de entrega e frete. O encontro acontecerá no Parque Natural Municipal de Saudade.

Na reunião, todos os profissionais terão a oportunidade de se cadastrar. Só serão aceitos veículos que atendam os critérios do Código de Trânsito Brasileiro. É necessária a apresentação do documento do veículo, CNH e comprovante de residência.

 

Deixe um Comentário