ESPÍRITO SANTO
Entre os dias 08 e 13 de setembro, foi realizado no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo, o 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que neste ano trouxe o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – A Água é o que nos Une!”. O evento reuniu representantes dos Comitês de diferentes regiões hidrográficas do país para debater desafios e soluções relacionadas à gestão participativa da água em contexto de mudanças climáticas.
A Universidade de Vassouras esteve representada pela Profa. Dra. Cristiane Chaché, docente do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) e membro titular da Câmara Técnica de Instrumentos Legais e de Gestão (CTIL-G) do Comitê Guandu. Sua participação ocorreu a convite e com todas as despesas custeadas pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu-RJ), no qual a Universidade ocupa cadeira titular na Diretoria Colegiada, por meio da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Capacitação Profissional, Profa. Dra. Cristiane Siqueira.
Além da CTIL-G, a Univassouras também exerce representatividade em outros órgãos do Comitê, como a Câmara Técnica de Estudos Gerais (CTEG), a Câmara Técnica de Saneamento Básico (CTSB) e na coordenação do Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica (GTSH), fortalecendo o papel institucional da universidade na governança dos recursos hídricos.
Durante o ENCOB, o Comitê Guandu foi destaque na programação por meio do estande “RJ: Tecendo Redes e Rios”, promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), do qual o Comitê exerce a secretaria-executiva. O espaço se consolidou como um ponto de encontro para apresentação de experiências exitosas e troca de conhecimentos entre comitês de todo o Brasil.
Também participaram do encontro, representando seus respectivos órgãos ambientais municipais, os discentes do MPCA: Gustavo Giehl Coelho, representando a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, e Zélia de Souza Pereira Raguzzoni, representando a Prefeitura Municipal de Mendes.
De acordo com a Profa. Dra. Cristiane Chaché, o ENCOB foi uma oportunidade de aprendizado coletivo e de fortalecimento das redes que unem academia, poder público e sociedade civil. Ela acrescenta, ainda, que “a presença da Universidade de Vassouras em um espaço de gestão colegiada dos recursos hídricos reafirma o compromisso da instituição em alinhar pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais”.