Unimed Volta Redonda faz primeira cirurgia cardíaca pediátrica pelo SUS

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

A primeira cirurgia cardíaca pediátrica em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde foi realizada pelo Hospital Unimed Volta Redonda. E foi em um bebê de 28 dias. A pequena Letícia nasceu em um hospital público de Resende e durante sua internação os médicos identificaram que ela apresentava um estreitamento na aorta, ou seja, uma malformação cardiovascular. A indicação foi cirurgia para correção. O procedimento foi realizado pela equipe de cirurgia cardíaca pediátrica do hospital comandada pelo cirurgião cardiovascular Dr. Andrey Monteiro.

O fato aconteceu quando a Unimed já tinha firmado uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, possibilitando que famílias do interior tenham acesso a esse procedimento de alta complexidade, sem precisar sair para outras regiões. A mãe de Letícia comemorou. Thais Regina contou que durante sua gravidez nada indicou a malformação. “Quando ela nasceu e recebeu o diagnóstico, me informaram que ela precisaria passar por uma cirurgia que seria realizada no Rio de Janeiro. Acreditei que daria tudo certo. Em seguida, soube que o procedimento também podia ser feito no Hospital Unimed Volta Redonda pelo SUS. Agradeci por ser perto de casa e conseguir rápido”, contou a mãe.

Segundo a cardiologista pediátrica Dra. Fátima Casal, a aorta é a principal artéria do corpo humano, responsável por levar o sangue oxigenado para os órgãos, e a coarctação da aorta significa um estreitamento com sintomas que variam de acordo com a gravidade da malformação.  “Esse estreitamento pode acontecer de diversas formas, o que também influencia na escolha do tratamento, que pode ser por meio da angioplastia (cateterismo) ou correção cirúrgica com a retirada do pedaço da artéria que não se desenvolveu. Em alguns casos a coarctação é identificada e corrigida em um bebê recém-nascido, mas também pode ser diagnosticada ao longo da vida, quando se percebem sintomas, como a pressão arterial do membro superior maior que o a do membro inferior”, conta.

O presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, destacou que a a realização da cirurgia no hospital da Cooperativa reforça o trabalho feito para estabelecer parcerias e oferecer serviços que o SUS ainda não disponibiliza à população do município.

“O serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica em nosso hospital iniciou em fevereiro de 2022 e, agora, também atendemos o Sistema Único de Saúde (SUS). Sem essa iniciativa, crianças com esta condição ou outras cardiopatias congênitas, precisariam viajar em busca do tratamento em outras regiões por não ter à disposição onde moram”, destaca a diretora do Hospital Unimed Volta Redonda, Dra. Isis Lassarote.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos