VOLTA REDONDA
O Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgaram o resultado do chamamento para produção de materiais radiofônicos de prevenção da Sífilis. Participaram da seleção, alunos e professores de três cursos do UniFOA: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Enfermagem.
Representando a região sudeste, o UniFOA entrou para o seleto grupo de seis instituições privadas e federais do país vencedoras do chamamento público para a campanha. Ao todo, participaram da ação, 18 estados, 35 municípios e 44 instituições de ensino superior.
Todos os trabalhos vencedores serão divulgados nas plataformas digitais do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde, bem como em rádios públicas, universitárias, web rádios e rádios comunitárias, de alcance nacional.
Dois produtos foram produzidos pela equipe do UniFOA: um podcast com o título de Saúde e Ciência (vencedor) e um spot, Sífilis Tem Cura (semifinalista). Para a composição dos trabalhos, a equipe se valeu de metodologias de projetos interdisciplinares. Sendo assim, as experiências profissionais e teóricas apoiaram-se nas produções.
De acordo com o professor do curso de Publicidade e Propaganda, Alexis Aragão, responsável pelo projeto, a demanda da ação surgiu por meio do Escritório da Cidadania, setor institucional do UniFOA encarregado de cuidar de questões sociais, que encaminhou a proposta do edital para o coordenador do curso, Douglas Gonçalves.
A avaliação dos trabalhos aconteceu ao longo de três meses e contou com o aval de profissionais de diversas instituições renomadas do país. Dentre elas: a Rádio Nacional de Brasília (EBC – Empresa Brasileira de Comunicação), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), a Rede de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Federais e a Rede da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).