UniFOA inicia Programa de Interprofissionalidade 

0

VOLTA REDONDA

O UniFOA foi a primeira instituição privada do Estado do Rio de Janeiro a ser contemplada com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, PET – Saúde, nesta semana professores que integram o programa, se reuniram para estudar e montar grupos de atuação no campus Olezio Galotti.

O programa é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e Educação, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, voltada ao fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade. Participam do projeto os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física – Bacharelado.

Educação Interprofissional – A nova abordagem do programa tem como objetivo integrar membros de diferentes profissões resultando em um aprendizado que visa melhorar as práticas colaborativas em saúde.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física, Silvio Henrique Vilela, a instituição participa do projeto desde 2017, quando o objetivo era realizar pesquisas que atingissem à formação do profissional, o PET–Saúde/Gradua–SUS. “Nossa participação resultou em mudanças de ementas, disciplinas, currículos, além de desenvolvimento de artigos, monografias, entre outros”, relembra.

Cada curso trabalha com um professor coordenador e um professor tutor, que são os responsáveis pela organização e atuação dos oito alunos de seu curso. “A proposta dessa edição é a construção de um grupo que trabalhe interprofissionalmente, entendendo a participação de todas as áreas em conjunto na promoção da saúde”, continuou Silvio, explicando que além disso, estamos estudando formas de trazer alunos que desejam ser voluntários no projeto. “Porque, em todos os cursos, tivemos uma procura muito grande de alunos que estavam interessados em participar”, concluiu o coordenador.

 

Deixe um Comentário