BARRA MANSA
O “Minha Escola + Bonita”, projeto da Prefeitura de Barra do Piraí, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Obras Públicas, está avançando cada vez mais na cidade. Neste mês de outubro, o foco foi nos distritos, com o início das manutenções em São José do Turvo e Dorândia.
O projeto, lançado em junho deste ano, visa promover melhorias nas escolas da rede municipal em diversos âmbitos, tais como estrutural, visual e organizacional. Com o avanço da iniciativa, a Prefeitura oferece mais segurança, conforto, estrutura e aprendizado tanto aos alunos quanto aos professores e demais funcionários das escolas.
A Escola Estadual Municipalizada São José do Turvo e a Escola Estadual Municipalizada Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho, em Dorândia, foram as novas agraciadas deste mês de outubro. As unidades estão recebendo diversas melhorias, entre as quais se destacam pinturas, limpeza geral, capina, reformas de estruturas e muito mais.
A secretária de Obras Públicas, Maria Ilma de Andrade, esteve pessoalmente nas escolas nesta semana para vistoriar os trabalhos.
“As escolas estão ficando lindas. O trabalho realizado tem sido de excelência e, em breve, alunos e professores terão locais mais seguros, agradáveis, acessíveis e confortáveis para toda e qualquer atividade escolar”, disse Maria Ilma.
O “Minha Escola + Bonita” já chegou a diversas outras escolas da rede, gerando uma repercussão muito positiva entre alunos, pais, professores e demais membros da comunidade escolar. Entre elas, destacam-se: Adma David Chedid, no bairro Matadouro; América Barbosa, no Guararema; Newton Rocha Brandão, no Areal; Jardim de Infância Ismael, no Boa Sorte; João de Deus, na Muqueca; Ciep 284, na Califórnia; entre outras unidades.
A secretária municipal de Educação, Cleide Mara Rocha, destacou os benefícios que o projeto tem trazido para o funcionamento das unidades de ensino.
“O ‘Minha Escola + Bonita’ é um projeto que está nos auxiliando muito em diversos aspectos dentro das unidades de ensino, desde o aprendizado até a segurança. Sempre digo que, em um município como Barra do Piraí, a educação deve ser da mais alta excelência, e é exatamente esse o nosso grande objetivo. A mudança é nítida, e tenho certeza de que avançaremos ainda mais”, destacou a secretária de Educação.
O projeto não representa ônus para os recursos próprios do município, visto que ele é inteiramente pago por meio dos Royalties da Educação, um recurso que vem diretamente do Governo Federal para uso no setor. A prefeita de Barra do Piraí comentou sobre esse processo.
“Ao assumirmos, percebemos o uso incorreto desses royalties. Prontamente, adequamos esse recurso de maneira eficiente, legal e correta para que ele, de fato, pudesse atender à nossa Educação. A partir disso, surgiu esse lindo projeto, do qual nos orgulhamos muito. A Educação é uma de nossas prioridades, e trabalharemos incansavelmente até nos tornarmos uma referência”, finalizou a prefeita.