Unidades de Conservação Ambiental de Barra Mansa ganham logomarcas

0

BARRA MANSA

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa lançou nesta terça-feira (02), as logomarcas das oito Unidades de Conservação da Natureza existentes no município. As identidades visuais contemplam o Parque Natural Municipal Centenário, popularmente conhecido como Jardim das Preguiças, o Parque Natural Municipal de Saudade; o Parque Natural Municipal Carlos Roberto Firmino de Castro (Horto Municipal), além das Áreas de Proteção Ambiental em torno da Floresta da Cicuta, na Região Leste, Floresta do Cafundó, no distrito de Rialto, Serra do Rio Bonito, no distrito de Amparo, Cândido Silva, do Getúlio Vargas até Santa Rita de Cássia e a área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas do Rio do Paraíba Sul, que compreende as ilhas situadas entre o distrito de Floriano e o Ilha Clube, no Ano Bom.

De acordo com o secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, as logomarcas retratam as peculiaridades de cada área. “São logotipos que colocam em evidência as nossas áreas ecológicas dotadas de fragmentos florestais e mananciais de água”, destacou.

As Unidades de Conservação da Natureza são administradas por um conselho consultivo composto por representantes da sociedade civil organizada e poder público. A finalidade do órgão é buscar mecanismos e programas que viabilizem a preservação desses espaços, com orientações dos proprietários rurais sobre manuseio e práticas agrícolas ou de criação de gado ambientalmente sustentáveis.

Entre os programas já implantados destaque para o PSA Hídrico, desenvolvido em parceria com a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paraíba do Sul e ANA (Agência Nacional das Águas), o Águas de Barra Mansa, desenvolvido juntamente com o Inea (Instituto Estadual de Ambiente), e o Produtores de Água, que utilizam a recarga de água do Rio Bananal para abastecimento das residências do bairro Colônia Santo Antônio. Todos são realizados em Rialto.

 

error: Conteúdo protegido !