Unidade do 28° BPM foi a que mais prendeu e apreendeu de julho a setembro

0

VOLTA REDONDA

Em entrevista recente e exclusiva ao jornal A VOZ DA CIDADE, a comandante do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luciana Rodrigues, expôs que a unidade foi a que mais prendeu e apreendeu do grupo do 5° Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Os dados são referentes de julho a 20 de setembro deste ano.

Em dados apresentados pela tenente-coronel, o 28° BPM, responsável pela segurança em Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, segue em primeiro, com 78 prisões, 49 apreensões de armamento e 47 de drogas. Em seguida, em seguida vem o 10° BPM (Barra do Piraí, Piraí, Valença, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes e Vassouras), com 46 prisões, cinco apreensões de armamento e 53 apreensões de drogas; logo aparece o 37° BPM (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis), com 21 prisões, cinco apreensões de armamento e 12 de drogas; depois vem o 33° BPM (Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba), com 12 prisões, cinco apreensões de armas e 18 de drogas. No total do 5° CPA, foram 157 prisões, 64 apreensões de armamento e 130 apreensões de drogas.

“Somos o Batalhão do Sul Fluminense que mais prende e apreende”, comemora a comandante, que explica que a unidade hoje tem um efetivo de 695 policiais militares distribuídos nos quatro municípios. “E estamos recebendo novas viaturas, o que nos possibilitará atender com melhor qualidade a população da região”, assegurou.

Questionada, a tenente-coronel Luciana explicou que o 28° iniciou recentemente a extensão do serviço de atendimento denominado Maria da Penha, cujo objetivo é atender a vítima de violência doméstica e ficar atenta aos agressores. “Nesses meses iniciais do segundo semestre conseguimos fechar no verde, o que na avaliação da Secretaria Estadual de Polícia Militar é positivo e significa que conseguimos alcançar nossas metas de trabalho. Estamos em constantes mudanças, pois o planejamento do policiamento é feito sempre que detectamos mudanças de comportamento ou um índice de criminalidade muda.”, disse.

HERÓIS DO RIO DE JANEIRO

Ainda segundo a comandante, o 28° BPM está trazendo para a região a exibição do filme e documentário Heróis do Rio de Janeiro, que conta a história dos policiais militares vitimados durante o serviço e que traz a reflexão da violência que estamos passando em várias cidades. O filme será exibido no Teatro Gacemss, dia 30, em Volta Redonda

O filme traz depoimentos reais e dramáticos sobre os conflitos urbanos e as perdas para a corporação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

O projeto tem como norte levantar o véu que mantém estes verdadeiros heróis praticamente esquecidos, justo quando mais precisam. Para ser mais claro, falamos de soldados gravemente feridos, física, psicológica e emocionalmente em um cenário de guerra assimétrica (conceito adotado pelo Exército Brasileiro na Intervenção Federal do Rio de Janeiro), que é o que vivemos na cidade. Precedentes na História, só os militares das grandes guerras mundiais e, que são prestigiados, honrados e adorados em seus países de origem, tendo inclusive, robustas redes de apoio para lidarem com suas limitações.

SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS

Ainda segundo a tenente coronel, será realizado o 16° Salão de Artes Plásticas, que traz de volta depois de 11 anos os importância das artes para a região, com artistas de pintura, porcelana e escultura exibindo suas belas artes. “Com isso a Polícia Militar mais uma vez se aproxima da população e mostra que polícia também se faz com arte!”, comentou a comandante. O evento acontecerá no dia 09/10, de 10 às 17 horas, na sede do 28° BPM, que fica na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Voldac, em Volta Redonda. As inscrições começam na dia 30.

Deixe um Comentário