Unidade de Saúde da Vila Elmira é reformada e recebe novos equipamentos

0

A reforma da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Onofre Ruela, na Vila Elmira, além de receber melhorias na parte estrutural e pintura interna e externa, agora conta com novos equipamentos que garantem aos residentes mais qualidade no serviço prestado na área da saúde com um ambiente humanizado para os funcionários e pacientes. A inauguração foi feita pelo prefeito, Rodrigo Drable, a vice-prefeita, Fátima Lima, e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, na noite de quinta-feira. A UBSF é uma das primeiras a ser informatizada, com marcação de exames e consultas pela internet.

A unidade, que estava sem reforma já dez anos, hoje disponibiliza novos equipamentos como macas, mesas, bebedouro e ventiladores. A sala de curativos passou por uma reforma completa, garantindo mais higiene nos cuidados aos ferimentos. Foram entregues novos aparelhos médicos como oftalmoscópio, que permite exames de fundo de olho, lesões simples e teste do olhinho em bebês; e otocóspio que auxilia no diagnóstico de baixa auditiva.

Também foram adquiridos novos aparelhos de pressão para obesos e três balanças digitais: uma para crianças até 15 quilos, outra antropométrica e a última que, além do peso, calcula a massa corpórea, gasto energético e massa de gordura.  Os arquivos e armários foram trocados. A sala de reunião também recebeu investimentos com a compra de uma tela de projeção e um projetor multimídia. Os aparelhos serão utilizados para palestras, salas de espera e encontros dos grupos de hipertensão, diabetes e gestantes. O prédio também ganhou uma televisão, que ficará na recepção.

Segundo Rodrigo Drable, há pelo menos 15 anos as unidades de saúde não recebiam investimentos desse porte. “São R$ 2 milhões em recursos oriundos de emendas parlamentares e de programas de dotação orçamentária de serviços em saúde. Na prática, isso representa a possibilidade de melhoria constante no atendimento ao cidadão e com menor tempo de espera”, disse o prefeito, destacando que os problemas devem ser encarados, mas que estava ali para falar de soluções. “Hoje o posto tem médicos, remédios, equipe e está estruturado. A informatização vai permitir que os médicos acessem o prontuário do cidadão de qualquer localidade do município. Se por acaso, o paciente passar mal na rua e for atendido na UPA, o médico terá as informações necessárias para fazer um atendimento eficiente e de qualidade”, completou.

O secretário municipal de saúde, Sérgio Gomes, destacou a informatização dos dados com a compra de três computadores. “Com mais esse avanço será possível integrar os serviços da rede de atendimento em saúde, com encaminhamentos de consultas a especialistas e marcações de exames, entre outras ações”, explicou, e ainda destacou que, o objetivo é informatizar os 40 Postos de Saúde da Família de todo o município até dezembro.

O vereador Elias do Corbama agradeceu ao prefeito Rodrigo Drable pela obra. “Há mais de 40 anos moro aqui e esse prédio era uma escola apertada, que foi adaptada para receber o posto de saúde. O nosso bairro tem hoje várias obras da prefeitura. Todas muito importantes, como o Posto de Saúde. Mas a de maior destaque é de canalização do córrego da Vila Elmira. Todos sabem quem é responsável por esse serviço. Também temos que destacar o papel da associação de moradores, que trabalhou muito, inclusive com a realização de mutirões para melhorar o bairro”, citou.

SOBRE A UNIDADE

Realizando cerca de 400 atendimentos mensalmente, a unidade abrange toda a área do bairro Vila Elmira, composta por 750 famílias e mais de 1800 pessoas. No seu quadro de funcionários, conta com clínico geral e dentista durante as semanas e profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com ginecologista, pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social. Os moradores também são acompanhados por agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Deixe um Comentário