>
a voz da cidade presencial 2025

União garante repasse para construção da Casa da Mulher Brasileira em Volta Redonda

Cerimônia de assinatura foi realizada nesta terça-feira; município será o primeiro do interior do Estado a contar com a estrutura

Por Andre
casa da mulher em vr
728x90 seguranca

RIO/VOLTA REDONDA

A secretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, Glória Amorim, participou na tarde desta terça-feira, dia 15, na cidade do Rio de Janeiro, da cerimônia de assinatura para a construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB) na cidade do Aço. O evento, realizado no Palácio das Laranjeiras, sede do governo estadual, contou com a presença, entre outras autoridades, da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves; da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Gonçalves; da delegada Juliana Montes, responsável pela Deam de Volta Redonda; do deputado estadual Munir Neto; da primeira-dama do Estado do Rio e presidente de honra do Rio Solidário, Analine Castro; e do coordenador e responsável pela Casa da Mulher Brasileira em Volta Redonda, Guilherme Nogueira de Brito.

A assinatura garante o repasse de recursos do governo federal ao governo estadual para a construção de duas unidades no Estado. Além de Volta Redonda, que será a primeira cidade do interior a receber uma Casa da Mulher, a Capital fluminense também terá uma unidade, no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte. O investimento total será de R$ 28,5 milhões para a construção das duas Casas, cuja conclusão está prevista para agosto de 2026.

Os recursos são oriundos do programa Mulher Viver Sem Violência, do Ministério das Mulheres. A única contrapartida da Prefeitura de Volta Redonda será a cessão do terreno onde será instalado o equipamento. O local escolhido fica entre os bairros Sessenta e Siderópolis, próximo à unidade da Apae.

Mais uma conquista para as mulheres 


Representando o governo municipal, a secretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, destacou a importância de o prefeito Antonio Francisco Neto apoiar a vinda da Casa da Mulher Brasileira para Volta Redonda. “Quando falei com o prefeito Neto que faltava somente a contrapartida do município, que era doar um terreno, ele ficou entusiasmado e garantiu o investimento. É uma conquista muito grande para Volta Redonda. As mulheres terão um local que vai concentrar todos os serviços que elas precisam, sem precisar se deslocar pela cidade para buscar a defesa dos seus direitos”, pontuou a secretária.

A ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, também ressaltou a importância de Volta Redonda receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira. “Ela vai fortalecer ainda mais a rede de atendimento e de enfrentamento à violência que já existe no município. O presidente Lula nos deu a missão de enfrentar essa questão e de erradicar os feminicídios no país. A Casa da Mulher Brasileira será um instrumento de políticas públicas para combater a violência e empoderar as mulheres”, afirmou a ministra.

Presente ao evento, o deputado estadual Munir Neto elogiou o trabalho feito em Volta Redonda pela defesa das mulheres. “Fiquei muito feliz em participar da assinatura do documento que garante a construção da Casa da Mulher Brasileira em Volta Redonda. Toda a equipe da Secretaria de Política para as Mulheres e Direitos Humanos da cidade está de parabéns pelo empenho. Volta Redonda será a primeira cidade do interior a receber esse equipamento”, ressaltou o deputado

Atendimento contínuo

As Casas da Mulher Brasileira oferecem atendimento especializado para mulheres vítimas de diversos tipos de violência, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. O serviço é padronizado em todas as unidades do país e inclui acolhimento psicossocial, promoção da autonomia econômica, abrigo temporário para mulheres em situação de risco, brinquedoteca para o cuidado das crianças, atendimento de saúde e central de transporte para encaminhamento a outros serviços da rede especializada.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos